Voltar

Ambiente

Reabertura da ligação da Lagoa de Santo André ao mar repete-se em maio

Ambiente

Reabertura da ligação da Lagoa de Santo André ao mar repete-se em maio

Depois de duas tentativas falhadas para a abertura da ligação da Lagoa de Santo André ao mar, o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, refere, em comunicado, que recebeu a garantia por parte do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, de que durante o mês de maio, em data a definir, será efetuada nova ação.

Recordamos que esta operação, que tem como objetivo renovação da água da lagoa e a regeneração do ecossistema, é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (APA- ARH), e que, de acordo com o regulamento do Plano de Ordenamento daquela Reserva Natural, deve ser feita uma vez por ano, preferencialmente em data anterior a 15 de março.

A resposta do Secretário de Estado surge após as preocupações manifestadas pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Santo André e comunidade local às entidades competentes, perante as operações falhadas de abertura da Lagoa, primeiro a 7 e depois a 11 de março, que permitiram apenas a ligação ao mar por algumas horas.

Em carta envida à tutela, a autarquia sublinhou que “esta ação é fundamental para a renovação da água da Lagoa, importante para o aumento da oxigenação, redução da eutrofização e estratificação, e para a entrada e saída de peixe, assim como o do ecossistema lagunar”.

Também a comunidade piscatória, o turismo e a restauração locais estão a acompanhar esta situação, uma vez que, em causa está a qualidade da água, acrescendo o risco da reprodução da enguia e aumentando a possibilidade de pragas.

Perante este cenário, a autarquia fez o apelo à urgente intervenção do Ministério do Ambiente para que junto da Agência Portuguesa do Ambiente fosse agendada nova abertura da Lagoa em momento favorável.

 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.