Voltar

Sociedade

Trabalho: “os sindicatos ajudam a responder às necessidades de mulheres e homens”

Sociedade

Trabalho: “os sindicatos ajudam a responder às necessidades de mulheres e homens”

A Comissão para a Igualdade de Mulheres e Homens (CIMH) da CGTP tem a decorrer a 9ª. Semana da Igualdade e realizou, ontem de manhã em Beja, uma Tribuna Pública. A desigualdade de salários, as questões da parentalidade, a dificuldade em conciliar vida profissional e familiar foram algumas das denúncias que se fizeram ouvir nesta iniciativa.

Foram várias as estruturas sindicais, que integram a União dos Sindicados de Beja (USDB), que participaram na Tribuna Pública. Das mulheres, representantes sindicais, que falaram ouviram-se, sobretudo, queixas relacionadas com horários de trabalho, que condicionam as questões da parentalidade. Não poder usufruir de horário flexível para amamentação é um exemplo.

As diferenças salarias é um dos pontos principais para o qual a Semana da Igualdade chama a atenção. Cristina Barata, da CIMH da Comissão Geral dos Trabalhadores Portugueses CGTP), alerta para a necessidade de se ser sindicalizado. Considera que são as estruturas sindicais as que podem ajudar mulheres e homens a superar as dificuldades que enfrentam no trabalho.

Anabela Gomes, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), deixou à Voz da Planície alguns dos problemas que vivem mulheres e homens, principalmente nas misericórdias e instituições de solidariedade social. As questões da parentalidade são um problema pois muitos não conseguem conciliar horários com as necessidades familiares, disse.

Os baixos salários e os turnos afetam particularmente os profissionais da saúde. Neste aspeto os enfermeiros são muito castigados e é para chamar a atenção para estas matérias que a Semana da Igualdade vai ao Hospital de Beja na quinta-feira, de manhã, para fazer um plenário e distribuir documentação à população. As declarações são, também, de Cristina Barata, da Comissão para a Igualdade de Mulheres e Homens.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.