Voltar

Cultura

TSS 2020: começa em Vidigueira com música, património e biodiversidade

Cultura

TSS 2020: começa em Vidigueira com música, património e biodiversidade

O Tiburtina Ensemble protagoniza o primeiro concerto da 16ª temporada do Terras sem Sombra (TSS) 2020. Esta formação, no feminino, atua esta noite, em Vila de Frades, concelho de Vidigueira, o escolhido para iniciar o festival deste ano. Sábado é dia, também, para conhecer melhor o sítio arqueológico de São Cucufate e amanhã para visitar os laranjais deste território.

A Igreja Matriz de São Cucufate, em Vila de Frades, concelho de Vidigueira, acolhe o primeiro concerto de 2020 do Terras sem Sombra (TSS). O grupo coral feminino checo Tiburtina Ensemble inaugura a 16ª temporada do festival. Vidigueira volta a receber “com muita honra” o evento que convida a conhecer, também, o sítio arqueológico de São Cucufate e os laranjais do concelho. As declarações são de Rui Raposo, presidente da Câmara Municipal de Vidigueira.

“Uma Breve Eternidade: Emoções e Comoções na Música Europeia (Séculos XII-XXI)” é o tema da 16ª edição do TSS, que tem este ano como país convidado a República Checa. E a música deste país da Europa Central chega na noite deste sábado à Igreja Matriz de São Cucufate, em Vila de Frades, apresentando as vozes de um grupo coral feminino. José António Falcão, diretor-geral do TSS, apresenta o grupo que protagoniza o primeiro concerto, o Tiburtina Ensemble, especializado em canto gregoriano e polifonia medieval.

O concerto tem início marcado para as 21.30 horas. Mas as propostas para o concelho de Vidigueira não se esgotam aqui e na tarde deste sábado, a partir das 15.00 horas, o festival convida a conhecer, melhor, o sítio arqueológico de São Cucufate, através de uma visita guiada pela arqueóloga Susana Correia e o historiador de Arte José António Falcão, que explica à Voz da Planície no que consiste esta atividade.

No domingo, dia 19, as propostas levam população e músicos a fazer uma visita “No Jardim das Hespérides: os laranjais de Vidigueira” conduzida pelos agricultores José Francisco Raposo e Arlindo Ruivo, a partir das 09.30 horas. É, igualmente, o diretor-geral do festival, José António Falcão, quem fala sobre esta atividade de salvaguarda da biodiversidade.

O próximo concelho a mostrar-se/promover-se no TSS 2020 é o de Barrancos, no fim de semana de 1 e 2 de fevereiro.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.