Voltar

Cultura

"Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa" no Musibéria - Serpa

Cultura

"Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa" no Musibéria - Serpa

Foto: Musibéria

A terceira convidada do ciclo de conversas sobre a Constituição da República Portuguesa é Mariana Canotilho. A juíza conselheira do Tribunal Constitucional irá abordar temas relacionados com o Artigo 28.º - Prisão preventiva e o Artigo 29.º - Aplicação da lei criminal. A contrabaixista e compositora Sofia Queiroz apresenta um espetáculo de música no qual irá estrear a obra “Direito à liberdade pessoal”, inspirada no artigo 27.º da Constituição da República Portuguesa. Iniciativas agendadas para as 16h30 deste sábado, dia 19 de julho, para o auditório do Musibéria, em Serpa.

A organização é da Associação Cultbéria, com o apoio do Município de Serpa e de outras entidades, e sobre as atividades marcadas para hoje, dia 19 de julho, avança que «integrado no projeto “Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa”, este ciclo de conversas tem como objetivo fomentar a aproximação ao texto constitucional, esbater as barreiras da acessibilidade intelectual e social e robustecer o conhecimento dos direitos, liberdades e garantias pessoais.

A obra, criada no âmbito do projeto “Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa”, é o resultado da residência artística realizada no Musibéria.

No ano de 2026, a Constituição da República Portuguesa (CRP) cumprirá 50 anos desde a data da sua aprovação e entrada em vigor.

“Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa” é um projeto que visa promover a criação de obras musicais que tenham por referência a CRP, num amplo exercício de criação artística e de discussão crítica em torno do texto constitucional, propondo novos modos de escuta sobre o seu conteúdo.

O projeto tem ainda por objetivos fomentar a aproximação ao texto constitucional, esbater as barreiras da acessibilidade intelectual e social e robustecer o conhecimento dos direitos, liberdades e garantias pessoais.

O Musibéria (Serpa) será a sede: da criação das obras musicais; da apresentação pública das obras, através de espetáculos; da edição e publicação das obras musicais criadas; da realização de um ciclo de conversas sobre o texto constitucional; e de sessões de mediação e de leitura, envolvendo vários agrupamentos de escolas».


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.