Voltar

Sociedade

Viana do Alentejo acolhe Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria

Sociedade

Viana do Alentejo acolhe Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria

Foto: Câmara de Viana

A arte do barro e de vários ilustradores e artistas vão ‘andar de mãos dadas’ até domingo, dia 18, na 4.ª edição do Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO) de Viana do Alentejo, no distrito de Évora.

Em comunicado, a câmara municipal indicou que Mariana a Miserável, Mantraste, Bernardo Carvalho, Kruella, Joana Lourencinho Carneiro, Mariana Malhão e Júlio Dolbeth serão alguns dos artistas que vão estar na vila.

O objetivo é que dinamizem “vários momentos ao longo dos três dias” e participem “nas demais atividades” do certame, assente também na arte e saber dos oleiros de Viana do Alentejo, disse o município.

Promovido pela autarquia, o FICO vai decorrer entre a Praça da República e o castelo, oferecendo ao público diversas atividades, como ‘workshops’ criativos, exposição, uma Feira de Cerâmica e Olaria e concertos, entre outros momentos.

Um ‘workshop’ sobre a técnica de cerâmica japonesa Raku, “utilizada principalmente na fabricação de tigelas para a cerimónia do chá, que se caracteriza pela sua rapidez e imprevisibilidade”, atividades para aprender a “Pisar o Barro”, com o mestre oleiro Feleciano Agostinho, e de escultura colaborativa são algumas das experiências práticas propostas.

Na vertente dos concertos, vão atuar Edu Miranda Trio, Milton Gulli, Tiago Bettencourt e Cantadores do Alentejo, pode ler-se no comunicado do município.

Para o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, este festival “é mais uma forma de alavancar esta tradição, a olaria, que se tem vindo a perder ao longo dos anos”.

O concelho, lembrou, já teve “meia centena de olarias”, mas, atualmente, são apenas dois os oleiros em atividade, Feleciano Branco Agostinho e Feliciano Mira Agostinho, que não deixaram “morrer esta arte”.

Também citado no comunicado, o mestre em museologia Luís Banha explicou que a designação olaria “define hoje um conjunto de técnicas para o fabrico manual de peças em barro”.

“Em Viana do Alentejo - sede de concelho com mais de 5.000 habitantes - esta corresponde a um dos elementos identificativos da paisagem cultural local”, realçou.

E, continuou, materializa-se “na sua cultura com toda a tradição e conhecimento de gerações inculcados nos trabalhos manuais”.

A abertura oficial do FICO está agendada para as 18:00 de sexta-feira e o encerramento, no domingo, às 18:30, vai ser feito com o concerto dos Cantadores do Alentejo.

O Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria, cuja 1.ª edição foi em 2022, surgiu de uma colaboração entre a câmara e a associação Passa Ao Futuro, em resultado de uma residência criativa em 2021, quando quatro ilustradores foram convidados a colaborar com as olarias Feleciano Agostinho e Mira Agostinho para que juntos desenvolvessem uma coleção de peças contemporâneas de olaria pintada, lembrou o município.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.