Voltar

Educação

Agrupamento de Escolas N.º 2 de Beja ensina português a 200 imigrantes

Educação

Agrupamento de Escolas N.º 2 de Beja ensina português a 200 imigrantes

Ensino do português como língua de acolhimento, do inglês para aperfeiçoamento e o Centro Qualifica, na Escola D. Manuel I, em Beja, são apostas na formação de adultos, que damos hoje a conhecer.

A D. Manuel I é a sede do Agrupamento de Escolas N.º 2 de Beja e - para além da vasta oferta formativa corrente até ao 12.º ano de escolaridade e do ensino profissional, em diversas áreas -, forma adultos estrangeiros em português, como língua de acolhimento e permite a quem já está no mundo do trabalho aperfeiçoar a aprendizagem da língua inglesa. Através do Centro Qualifica dá a possibilidade a quem não terminou o secundário, de lhe ser atribuído o 12.º ano, por avaliação curricular ou com qualificação profissional, em três áreas distintas.

A Voz da Planície visitou esta escola da cidade e conversou com a diretora Maria José Chagas, que revelou existirem, atualmente, a funcionar “10 turmas de Português Língua de Acolhimento (PLA), para adultos estrangeiros”. Realçou que “frequentam esta aprendizagem para obtenção de certificado de residência 200 imigrantes, das mais diversas nacionalidades”.

Sublinhou a “multiculturalidade que introduzem, na escola, traduzida na partilha de costumes de vários sítios do Mundo com os nossos” e salientou que “no final do primeiro período tudo isto foi possível, e vivido, na festa de Natal Multicultural”.

Mas o ensino para adultos não se esgota aqui no que se refere ao Agrupamento de Escolas N.º 2 de Beja e à D. Manuel I.

Maria José Chagas explicou que “quem já está no mundo do trabalho e precisa de aperfeiçoar os seus conhecimentos de inglês, a escola oferece essa possibilidade”.

À noite, também na D. Manuel I, existe, a hipótese, “para os adultos que não terminaram o secundário” de o fazer neste período, avançou, igualmente, a responsável.

A D. Manuel I tem, ainda, “um Centro Qualifica”. E a diretora do Agrupamento N.º 2 de Beja, Maria José Chagas, esclarece que “é uma sorte pois os adultos podem obter o 12.º ano de escolaridade, nesta possibilidade".

A diretora explica que a obtenção desta qualificação é feita, no Centro Qualifica, "através da avaliação curricular, propondo-se para tal, assim como ficar com este grau de ensino certificado, mas com uma qualificação profissional, nas áreas da administração, técnico auxiliar de infância e eletrónica”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.