Voltar

Atualidade

Hoje é Dia de Ano Novo e celebram-se três efemérides

Atualidade

Hoje é Dia de Ano Novo e celebram-se três efemérides

Neste que é o primeiro dia de um novo ano celebram-se três efemérides. É Dia de Ano Novo, Dia Mundial da Paz e Dia do Domínio Público.

O Dia de Ano Novo é celebrado a 1 de janeiro e marca o início de um novo ano no calendário. Uma data encarada como o princípio de uma nova etapa e o começo de um novo ciclo. Uma mudança que transmite às pessoas um forte sentimento de motivação, o qual se reflete na vontade de querer mudar atos e hábitos.

O Dia Mundial da Paz é comemorado, também, no dia 1 de janeiro, o Dia de Ano Novo. A celebração foi criada pelo papa Paulo VI em dezembro de 1967. A partir de então, todos os anos, o primeiro dia do ano passou a celebrar o Dia Mundial da Paz. É assim desde 1968. 

É no primeiro dia do ano que as obras de autores que morreram há 70 anos perdem os seus direitos autorais e entram em domínio público para serem distribuídas e partilhadas gratuitamente pelo público mundial sem infringir qualquer lei. Dai o Dia do Domínio Público. Em Portugal os direitos autorais caducam 70 anos após a morte do autor (incluindo os direitos das obras póstumas). No caso de obra coletiva, os direitos de autor terminam 70 anos após a primeira publicação ou divulgação lícita. Assim, livros, filmes, músicas, fotografias, pinturas ou outros produtos com direitos autorais deixam de necessitar de autorização para partilha, saindo da posse dos herdeiros do autor, das editoras ou de outros detentores do conteúdo. Estas obras passam a ser livres, para consumo do público em geral, fazendo parte do património cultural da sociedade.

Pode consultar as obras em domínio público em sites como Internet Archive e The Public Domain Review.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.