Voltar

Atualidade

2023 marcado no primeiro mês do ano pelo aumento generalizado de preços

Atualidade

2023 marcado no primeiro mês do ano pelo aumento generalizado de preços

No primeiro dia deste novo ano avançámos que o pão já custa mais caro, mas este mês aumentam, também, entre outros bens e serviços, os preços da luz, das rendas e das portagens. 

O preço da eletricidade em mercado regulado aumenta 1,6 por cento em janeiro de 2023, em relação a dezembro, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

No mercado liberalizado, a EDP Comercial anunciou que vai aumentar em cerca de 3 por cento, refletindo a volatilidade do custo de aquisição de energia.

A fatura do gás natural vai aumentar, a partir de janeiro, cerca de 3 por cento para os clientes mais representativos do mercado regulado, depois de um desvio nas previsões dos preços de aquisição, anunciou a ERSE.

As rendas só poderão subir, a partir de janeiro, até 2 por cento, depois do Governo ter publicado uma lei nesse sentido, em Diário da República, em outubro de 2022, no âmbito das medidas de mitigação do impacto da subida dos preços.

As portagens vão aumentar 4,9 por cento no valor suportado pelos utilizadores.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) divulgou em outubro do ano passado que a atualização dos tarifários dos transportes prevista era de 6,11 por cento. Contudo, e de acordo com o Governo, não há aumento de passes do transporte público, mantendo-se o tarifário vigente em 2022 para os títulos de transporte da CP, referente aos serviços regulares, ou seja, o aumento apenas se aplica a títulos e tarifas de transporte ocasionais.

A Altice Portugal, dona da Meo, vai proceder à atualização dos preços a partir de fevereiro, sendo que os clientes que têm apenas voz fixa e os reformados com plano reformados estão excluídos deste aumento, disse à Lusa a presidente executiva. Ainda não é conhecida a posição das restantes operadoras.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.