Voltar

Atualidade

21 de março: assinalam-se quatro datas importantes

Atualidade

21 de março: assinalam-se quatro datas importantes


Hoje, 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Poesia, da Árvore ou da Floresta, o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o da Síndrome de Down.

Dia Mundial da Poesia foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro, de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, na cidade do Nebraska, Estados Unidos da América.

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se a 21 de março, em referência ao Massacre de Sharpeville. Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a trazer consigo um cartão que continha os locais onde era permitida a sua circulação. Porém, e mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada, fazendo 69 mortos e 186 feridos.

Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrom International, como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

Comente esta notícia

Obrigado. Útil e importante a divulgação. Habitualmente pesquiso. "O que se comemora hoje e porquê". Deppois também divulgo, por vezes uma quadra ou soneto criado para o efeito, que divulgo no facebook ou no meu blog http://faria-palavrasvivas.blogspot.com Volto a partilhar este tema da "Rádio Voz da Planície". Saúde e paz.

José Faria

21/03/2022

Leia também...


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.