Voltar

Atualidade

21 de março: Dia Mundial da Árvore e da Poesia. E de muitas outras celebrações.

Atualidade

21 de março: Dia Mundial da Árvore e da Poesia. E de muitas outras celebrações.


No dia 21 março são assinaladas seis celebrações. É o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, da Poesia, da Luta Contra a Discriminação Racial, da Síndrome de Down e da Marioneta. Celebra-se ainda o Dia Europeu da Criatividade Artística. Há municípios do distrito que têm atividades para celebrar algumas destas efemérides.

O Município de Serpa promove, até ao dia 25 deste mês, um vasto conjunto de iniciativas, em estreita articulação com as escolas do concelho, no âmbito da celebração da Semana da Árvore e da Natureza. Estas atividades assinalam as efemérides: Dia Mundial da Árvore e da Floresta, Dia Mundial da Água que é amanhã e o Dia Mundial da Meteorologia, que é na quarta, dia 23.

Inclui a plantação de árvores em espaço urbano e a entrega de plantas autóctones a todas as turmas do pré-escolar, primeiro-ciclo, creche e jardins-de-infância do concelho. São distribuídos, também, desenhos para a realização de trabalhos alusivos à sustentabilidade, durante os vários dias da iniciativa, com vista à elaboração de uma exposição temporária.

No mesmo âmbito decorre uma visita ao Reservatório do Alto da Forca, no dia 22, iniciativa conjunta com a AgdA - Águas Públicas do Alentejo.

No dia 23, data em que se assinala o Dia Mundial da Meteorologia, a Câmara Municipal de Serpa associa-se à Meteo Alentejo, na realização de uma visita à estação meteorológica instalada na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.

Hoje é Dia Mundial da Árvore ou da Floresta

O objetivo desta comemoração é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

É igualmente  Dia Mundial da Poesia 

A data foi criada na 30.ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.

A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

É também o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

A efeméride foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, nesta precisa data, devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville.

Neste dia 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

A mensagem do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é de igualdade e de combate à discriminação racial. 

Celebra-se ainda o Dia Internacional da Síndrome de Down

A primeira celebração do dia teve lugar em 2006 e foi adotada pela ONU no seu calendário oficial, sendo comemorada todos os anos em cerca de 193 países.

O objetivo do Dia Internacional da Síndrome de Down é dar voz às pessoas que vivem com a síndrome de Down, combatendo a desinformação e o preconceito com a síndrome. A data serve para destacar que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética, e que ela não impede a vida social normal da pessoa.

Entre outras informações, iniciativas e programas, é possível partilhar e conhecer histórias sobre a Síndrome de Down no site oficial da efeméride.

O Dia Mundial da Marioneta festeja-se todos os anos a 21 de março.

Este dia surgiu por ideia do teatro iraniano Dzhivada Zolfagariho que a sugeriu em 2000 no décimo oitavo Congresso da União Internacional da Marioneta (UNIMA), em Magdeburg. Em 2002, em nova reunião da UNIMA em Atlanta, esta entidade estabeleceu a data de 21 de março para a celebração, tendo a efeméride sido comemorada pela primeira vez em 2003.

Neste dia as marionetas estão em destaque nos teatros, museus e noutros espaços culturais do Mundo, e Portugal não é exceção.

21 de março assinala ainda o Dia Europeu da Criatividade Artística

A criatividade é a arte de criar e inventar, uma qualidade e uma capacidade de quem é original, inventivo.

 


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.