Voltar

Atualidade

Trinta jovens foram astronautas por um dia em Beja. Iniciativa regressa em 2024

Atualidade

Trinta jovens foram astronautas por um dia em Beja. Iniciativa regressa em 2024

Uma experiência de duas horas num voo parabólico juntou no passado dia 3, em Beja, um grupo de 30 estudantes de vários pontos do País que aprenderam a flutuar na gravidade de Marte ou da Lua como autênticos astronautas. A Iniciativa "voltou a ser um sucesso e tem regresso garantido à capital de distrito em 2024".

A experiência proporcionada pela Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space, no âmbito da iniciativa “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, realizou-se com sucesso, pelo segundo ano consecutivo, na Base Aérea Nº 11 de Beja. Os jovens, com idades entre os 14 e os 18 anos, finalistas da competição, voaram num Airbus A310 que descolou da pista alentejana às 09h50 com o objetivo de cumprir um total de 16 parábolas.

A Voz da Planície acompanhou a apresentação da iniciativa no passado sábado, 2, em que foram revelados os 30 finalistas, na Biblioteca de Beja, entre eles Margarida Maio, natural de Aljustrel e aluna da Escola Secundária Diogo de Gouveia.

Foi neste evento, onde o astronauta Matthias Maurer explicou aos participantes a sua experiência no espaço, que a nossa rádio falou com Hugo Costa, da Agência Espacial Portuguesa. Salientou o sucesso da iniciativa, que tem "vindo a ganhar simpatizantes em Beja" e garantiu que a mesma "já tem regresso marcado para 2024" pois "este ano conseguiu mais participações e representação geográfica a nível nacional".

Hugo Costa realçou, também, que esta atividade tem como propósito "ganhar os jovens para o espaço, uma área", frisou, em que "Portugal dá cartas e que vai continuar a crescer, revelando-se como uma boa  opção de futuro".

Para alcançar a gravidade zero, o avião onde os 30 estudantes tiveram a sua experiência como astronautas por um dia no passado domingo, 3, realizou “uma série de parábolas em simultâneo”, ou seja movimentos de ascensão e de queda-livre, explicou o tenente-coronel da Força Aérea Portuguesa /Agência Espacial Portuguesa, Pedro Costa.

A bordo do avião, os 30 jovens, simularam a ausência de gravidade nas quatro “estações de trabalho” designadas Júpiter, Saturno, Marte e Lua, e experimentaram rebentar um balão de água.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.