"Em Aljustrel, um espetáculo com a Banda da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense (Smira), na praça da Resistência, dará início, na noite do dia 24, a partir das 22:00 horas, às comemorações do 51.º aniversário da Revolução de Abril, seguindo-se, às 00:00 horas, um espetáculo pirotécnico. A noite terminará com animação a cargo do DJ Brazoff, com um “70’s Hits”, recordando os sucessos musicais dessa década.
No concelho de Almodôvar, logo no dia 23, haverá uma assembleia municipal jovem, às 10:00 horas. Na noite de 24 as comemorações arrancam com um espetáculo de stand-up comedy com Jorge Serafim (21:30 horas, no Complexo Multiusos das Eiras) e, uma hora depois, com a atuação, no mesmo local, do grupo Beira Serra. Às 00:00 horas haverá fogo de artifício, seguindo-se os sets de DJ Rena & DJ Niko.
Concertos de Os Descendentes (21:30 horas) e dos Cantadores do Alentejo (22:45) abrem as comemorações, no dia 24, em Alvito, na praça da República. Às 00:00 horas haverá fogo de artifício.
Para assinalar o 51.º aniversário da Revolução de Abril, Castro Verde promove o já tradicional festival “Primavera de Abril”. Os grandes destaques vão para um concerto de Luís Trigacheiro com a participação do Grupo Coral Os Cardadores da Sete, na noite de 24 (21:30 horas, no cineteatro municipal), e do grupo Cassete Pirata, na noite de 25 (21:30 horas, no cineteatro municipal).
No concelho de Cuba as comemorações tiveram início no dia 5 e prolongam-se até ao dia 28. No dia 24, a vila cubense recebe as atuações dos grupos corais do concelho (21:00 horas), da Banda Filarmónica Cubense 1.º de Maio e dos alunos do Agrupamento de Escolas de Cuba (21:45/23:45 horas) e de 5.ª Intervenção (22:30 horas), seguindo-se o lançamento de fogo de artifício (00:00 horas).
José Barros e Navegante, com o espetáculo “Enraízado – 50 anos de Liberdade”, é o grande destaque na noite de 24 em Ferreira do Alentejo. A partir das 22:00 horas, no jardim público, arrancará o concerto comemorativo da data, seguindo-se o fogo de artifício às 00:00 horas.
O 51.º aniversário do 25 de Abril vai ser assinalado por todo o concelho de Moura com iniciativas organizadas pela câmara municipal, juntas de freguesia e movimento associativo. Cerimónias alusivas à data, sessões de música, atividades desportivas e convívios marcam o programa das comemorações. Na sede de concelho, no dia 24, os destaques são a abertura da exposição “Cores da Liberdade – Abril em Arte”, o espetáculo musical com os grupos Oh Laurinda, Brasa Doirada e Grupo Coral de Moura (21:30 horas, no Cineteatro Caridade), seguindo-se, à meia-noite, o lançamento de fogo de artifício.
Plantar cravos e canções de Abril pelos alunos do concelho junto à biblioteca municipal são as propostas para a manhã de dia 24, em Ourique, inaugurando, a 25, a exposição de fotografia “A Liberdade”, no centro de convívio.
Em Serpa, a atuação dos grupos corais do concelho e um concerto da banda Diabo a Sete, na noite de 24, na praça da República, seguidos da tradicional arruada pelas ruas do centro histórico, antecipam o fogo de artifício à meia noite".
Fonte: Diário do Alentejo.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com