Voltar

Atualidade

A mulher em destaque hoje é a professora Leopoldina Almeida

Atualidade

A mulher em destaque hoje é a professora Leopoldina Almeida

Nesta que é a Semana da Igualdade continuamos a ouvir mulheres sobre o que é ser mulher nos dias de hoje. Nesta quarta-feira damos voz à professora Leopoldina Almeida, que considera que “ainda há muitas lutas a travar para se chegar à igualdade desejada”. Diz ser uma privilegiada, pois não tem filhos pequenos, mas conhece colegas que “estão sobrecarregadas de tarefas neste confinamento”.

Leopoldina Almeida escolheu o Alentejo para viver e trabalhar há anos. Não sendo da região estranhou quando cá chegou determinados hábitos e costumes, mas ao longo dos anos foi decidindo aqui permanecer e tem sido aqui, também, em Beja, que tem desenvolvido a sua atividade profissional, muito ligada aos alunos que estão mais afastados do ambiente escolar e em contextos de vulneráveis. Viu, igualmente, crescer a sua família e tem uma filha já adulta, a enfrentar o mercado de trabalho.

“Ser professora é uma profissão muito de mulheres, mas os cargos de direção nas escolas são ocupados, maioritariamente, por homens”, começa por referir Leopoldina Almeida. É branca, vive num país europeu e conta com muitos privilégios que outras mulheres, em circunstâncias bem diferentes, não têm, reconhece Leopoldina Almeida e por isso mesmo, considera que “ainda há muitas lutas por travar para se chegar à igualdade desejada”.

Falando sobre o trabalho académico que professores e professoras estão a conseguir fazer durante o confinamento, Leopoldina Almeida diz que a produção deles aumentou e que a delas diminuiu, frisando que “o papel de homens e mulheres neste período não é igual”. Para Leopoldina Almeida “estar em teletrabalho, ter filhos em casa com aulas on-line e gerir as tarefas domésticas são realidades que estão a sobrecarregar as mulheres neste confinamento”.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.