Voltar

Atualidade

Vinipax 2023 destaca vinhos do Alentejo e Sul do País, de 5 a 8 de outubro, em Beja

Atualidade

Vinipax 2023 destaca vinhos do Alentejo e Sul do País, de 5 a 8 de outubro, em Beja

A Vinipax abre as portas em Beja no dia 5 de outubro para se prolongar até dia 8 do próximo mês. Nesta 14.ª edição, do "maior evento de vinhos do Sul de Portugal, estarão presentes cerca de quatro dezenas de produtores, distribuídos pelas várias regiões representadas", avança a autarquia bejense, responsável por esta organização.


Na Vinipax, para além de produtores ainda marcarão presença a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, enquanto região convidada, apresentando os seus vinhos. A Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Confraria do Vinho de Talha de Cabeção, que apresentarão os vinhos de talha desta região, vão marcar presença igualmente.

A Vitifrades vai estar, igualmente, representada e vai o vinho de talha e a sua 25.ª edição, que decorrerá em Vila de Frades entre 8 e 10 de dezembro de 2023, assim como os municípios de Vidigueira, que apresentará os vinhos do concelho, o de Mértola que traz os novos vinhos deste concelho, o de Oeiras que apresenta os vinhos de Carcavelos e o de Ourique que irá proporcionar provas de degustação do presunto de porco alentejano com os vinhos presentes na feira, avança a nota de imprensa enviada à nossa redação.

Os Vinhos da Moldávia, um país com larga tradição vinícola, mas ainda desconhecido do grande público vai poder ser apreciado, igualmente, na Vinipax.

O presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, salienta o facto de “contarmos com 39 expositores, que representam aproximadamente 60 marcas e mais de 300 referências de vinho. Daremos ênfase particular aos vinhos de Beja e aos Vinhos de Talha”, sem, contudo, “deixar de transmitir uma dimensão mais ampla das excelentes ofertas de vinho de todas as regiões do País, como é o caso dos vinhos da Beira Interior, região convidada da Vinipax 20023. O vinho é um dos elementos centrais da economia local, fator potenciador do turismo e ainda um dos embaixadores de excelência do concelho de Beja e da região em Portugal e no estrangeiro”.

Em comunicado, a Câmara de Beja refere que a Vinipax consolida-se "no calendário de mostras vínicas nacionais de referência, desta vez no seio do conjunto de eventos integrados, designado por Patrimónios do Sul. Dando continuidade à aposta na projeção internacional, vamos contar com a presença de vários jornalistas das revistas da especialidade, vindos não só de Portugal, como também de diversos pontos do mundo. O Município, na qualidade de entidade organizadora, vai continuar a afirmar a capital de distrito como lugar central para as culturas agrícolas mais importantes, sendo a vinha e o vinho uma referência. A Vinipax é uma homenagem ao melhor da vida e da experiência alentejana que será partilhada por milhares de visitantes, amadores e profissionais. Premeia, também, a quebra de barreiras entre regiões vinhateiras vizinhas com as quais se constrói o maior evento expositivo de vinhos do Sul de Portugal."

A Turismo do Alentejo também apoia esta iniciativa participando no programa do Sul à Mesa com a vinda dos Chefs Henrique Sá Pessoa e Filipe Ramalho, revela, ainda, a organização.

Destaques do programa da Vinipax 2023:

Este ano, a VINIPAX apresenta uma Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra dos vinhos representados neste evento. Já na programação, além das habituais provas comentadas pelos produtores presentes, será promovida uma estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço Sul à Mesa, onde assinalarão presença alguns dos chefs e restaurantes de excelência de Beja e de Portugal.

No dia 5 de outubro, primeiro dia da iniciativa, o destaque vai para a preparação de um Bacalhau D´oro e Abanicos de porco preto com especiarias marroquinas, arroz amarelo de Alter do Chão com feijão e pickles de cebola roxa pelo chef Filipe Ramalho (Páteo Real); às 17h30 o crítico de vinhos Manuel Baiôa fará uma prova comentada sobre os vinhos da Beira Interior.

No dia 6 de outubro, o programa inicia-se às 16h45 com o Chef Pedro Rolim (Escola Profissional de Alvito), que irá ensinar a elaborar um Coelho bravo frito e Açorda seca de Lúcios; às 18h00 – no Stand do Município de Ourique irá decorrer uma prova de harmonização entre os Vinhos de Talha (Vitifrades) com o Presunto de Porco Alentejano IGP; às 18h40 – o Chef Luís Rocha (Herdade dos Grous) irá elaborar um Faisão braseado com molho 23 barricas.

No dia 7 de outubro, salientamos às 11h30 a confeção de uma Açorda de Perdiz com grão pelo Chef António Nobre (Degust’AR Lisboa Restaurante & Bistro); às 15h00 o Chef João Engana (Restaurante Abaladiça) irá preparar um Bacalhau à Alentejana harmonizado com o vinho Discórdia Reserva - Herdade Vale d'Évora; às 17h30 o Chef Henrique Sá Pessoa (Restaurante Alma) irá preparar uma Sopa de cação e Presa alentejana com migas e grelos; às 19h00 realizar-se-á uma prova dedicada aos Vinhos de Beja escolhidos e comentados pelo enólogo Aníbal Coutinho. Neste dia, a organização da Vinipax conta ainda com uma press trip patrocinada pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo que trás ao território 11 jornalistas de 7 meios internacionais relacionados com o mundo dos vinhos e do enoturismo, consolindando a aposta na internacionalização do evento, dos produtores de vinho e dos enoturismos da região Alentejo.

No último dia da Vinipax, no Domingo, 8 de outubro, as atividades iniciam-se às 11h30 com Cakery by Sofia Coutinho que apresenta receitas para a família: Panquecas de Limão & Mirtilo e Bolachas de Banana & Aveia; às 15h00 a chef Saudade Campião (restaurante a Pipa) confecionará uma “Sopas de tomate com toucinho e linguiça frita”; às 16h30 o Chef João Mourato (Quinta do Quetzal) irá elaborar Lagostim do rio à Bulhão Pato, gema a baixa temperatura e paia de toucinho e Arroz cremosos de cogumelos e Cachaço de porco alentejano assado, harmonizados com vinhos da Quinta do Quetzal comentados por Manuel Baiôa; às 18 horas o enólogo Aníbal Coutinho irá conduzir uma prova sobre o “Vinho de Talha”.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.