Voltar

Atualidade

ADPM: celebra “40 anos em prol das pessoas e dos seus territórios”

Atualidade

ADPM: celebra “40 anos em prol das pessoas e dos seus territórios”

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) celebra hoje, 40 anos de existência. A ADPM comemora quatro décadas de existência em formato on-line, até ao dia 20, domingo, nas suas redes sociais, em particular no Facebook (ADPM Mértola | Facebook).

Mesmo em tempos de pandemia, a ADPM faz questão de assinalar este “marco importante de uma entidade que marcou, de forma inequívoca, o concelho de Mértola, e que desenvolveu (e desenvolve) trabalho meritório tanto em Portugal, como no estrangeiro”, propondo a revisitação de “alguns dos momentos mais emblemáticos da associação”. Por estes dias, será ainda publicada uma edição da revista Al-gazarra, em que se relembram muitos destes momentos e em que também será possível conhecer o testemunho de gente que colaborou com a ADPM e não só. A revista é disponibilizada no concelho de Mértola em formato físico, e também estará disponível em formato digital”.

Recorde-se que a ADPM é uma associação de desenvolvimento local, uma instituição de utilidade pública, uma Organização não Governamental para o Desenvolvimento, uma Organização Não Governamental do Ambiente e uma Associação Privada sem fins lucrativos e de Solidariedade Social.

Entre o muito trabalho realizado ao longo dos últimos 40 anos, a associação destaca: a criação do Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG) e a intervenção no Ensino Superior, com 3 momentos importantes: coordenação do Mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento Local / promoção e concretização, em Cabo Verde, dos primeiros doutoramentos em Turismo e Ciências Económicas e Empresariais (Gestão) / e Formação em Desenvolvimento Local para Professores na Universidade Pedagógica em Moçambique.

Destaca, ainda, a ADPM, no âmbito da cooperação o facto de estar há 20 anos em Monapo (Nampula, Moçambique), realizando um trabalho, com parceiros locais, que “mudou a face daquele território a vários níveis, não só na formação, capacitação e no associativismo, mas também na saúde, agricultura, nutrição, entre outros”, assim como o facto, desta associação integrar três projetos LIFE, sendo coordenador do LIFE Montado-Adapt, projeto que tem sido alvo de reconhecimento nacional e internacional, entre muitas outras iniciativas e projetos. 


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.