Voltar

Ambiente Água

Alentejo e Algarve com 2,5 milhões de euros para gerir recursos hídricos

Ambiente Água

Alentejo e Algarve com 2,5 milhões de euros para gerir recursos hídricos

Foto: Pixabay

O programa Alentejo 2030 lançou dois avisos de concurso para a proteção dos recursos hídricos e a gestão dos riscos associados à água nesta região e no Algarve, com uma dotação global de 2.475.000 euros.

Em comunicado divulgado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explicou que os dois avisos de concurso, com candidaturas abertas, estão enquadrados na Estratégia “Instrumento Territorial Integrado Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”.

“Estes avisos têm como objetivo aumentar a resiliência e reduzir as vulnerabilidades do território face às alterações climáticas, aprofundar o conhecimento e disseminar informação sobre os seus impactos”, pode ler-se.

As intervenções a apoiar integram-se no plano de ação da referida estratégia e “visam a mitigação dos efeitos das cheias e inundações, bem como o reforço da monitorização e estudo das massas de água na região”.

O aviso de concurso com a dotação mais avultada, mais precisamente 1.650.000 euros, com um cofinanciamento máximo de 85% através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), diz respeito à “Gestão de Recursos Hídricos (Ações de Monitorização e Estudos)”.

O objetivo passa por apoiar “iniciativas de estudo e monitorização dos recursos hídricos, abrangendo ações como o reforço do conhecimento sobre linhas de água e disponibilidades hídricas em contexto de alterações climáticas.

As outras ações apoiadas pelo aviso são a monitorização dos recursos hídricos e sistemas de apoio à gestão de eventos de cheias e inundações e ainda estudos de segurança e análise do comportamento de barragens.

As candidaturas podem ser apresentadas em três fases, a primeira delas até 30 de maio, a segunda até 30 de setembro e a terceira até 19 de dezembro deste ano.

O outro aviso de concurso, com uma dotação de 825.000 euros, com um cofinanciamento máximo de 85% pelo FEDER, está centrado na “Gestão de Recursos Hídricos (Proteção contra Cheias e Inundações)”.

“Este aviso destina-se ao financiamento de intervenções que contribuam para minimizar os impactos das cheias e inundações”, indicou a CCDR Alentejo.

As ações a apoiar são o desassoreamento, desobstrução e remoção de materiais dos cursos de água e albufeiras, criação de espaços de inundação natural e reabilitação e construção de infraestruturas e implementação de medidas de minimização de cheias e inundações.

De acordo com a comissão de coordenação, “estas medidas representam um passo significativo na promoção da resiliência climática e na proteção dos ecossistemas hídricos do Algarve e Alentejo, contribuindo para um futuro mais sustentável e seguro para as comunidades locais”.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.