Voltar

Atualidade

Aljustrel: alunos são “arqueólogos por um dia” no Museu Municipal

Atualidade

Aljustrel: alunos são “arqueólogos por um dia” no Museu Municipal


O Museu Municipal de Aljustrel está a promover a iniciativa “Arqueólogo por um dia”, no âmbito do seu projecto educativo, que neste ano lectivo dá destaque a temas relacionados com a arqueologia.

Esta escolha deve-se, sobretudo, à importância que os trabalhos arqueológicos têm tido no concelho, nomeadamente, para ajudar a compreender o seu passado e a sua história.

A iniciativa que agora decorre, tem como público-alvo as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, numa primeira fase, consistiu na recriação de uma área arqueológica, que foi propositadamente instalada no museu, e os alunos participantes, munidos de pás, pincéis, picaretas, baldes e sacos de acondicionamento, transformam-se em pequenos arqueólogos.

Nesta escavação “a fingir” as crianças recolhem os vários fragmentos que consideram importantes, como cerâmicas, dedicando-se ainda à limpeza, catalogação e restauro das peças, sempre acompanhadas pelas técnicas do museu. A acção, porém, só termina com uma visita ao laboratório de restauro do Museu Municipal de Aljustrel onde, de facto, decorrem os verdadeiros trabalhos.


 


 



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.