Voltar

Atualidade

Alqueva integra projecto internacional inovador

Atualidade

Alqueva integra projecto internacional inovador

Alqueva faz parte de um projecto internacional inovador tendo em vista a detecção de fuga de água em grandes redes de distribuição.

A redução de fugas em grandes redes de distribuição de água foi identificada como um dos desafios do Horizonte 2020, para contribuir para a criação de uma sociedade eficiente em termos hídricos e energéticos e resiliente aos impactos das alterações climáticas.

Nesse sentido, no projeto H2020 WADI desenvolveu-se um conceito inovador para detecção de fugas de água nestas redes, que consiste na utilização acoplada de dispositivos ópticos de monitorização remota, instalados em plataformas aéreas complementares (aviões e drones).

Segundo a EDIA, “esta metodologia permite uma monitorização precoce das fugas de forma precisa, mesmo em sistemas de difícil acesso, sendo uma alternativa mais eficiente e barata aos métodos locais disponíveis e mais fiável do que a detecção por satélites”.

Ainda de acordo a EDIA “a aplicação deste sistema vai permitir aumentar a eficiência do uso da água” e a “metodologia será demonstrada em dois sítios piloto, na região da Provença para desenvolvimento da metodologia e validação da tecnologia, e no empreendimento do Alqueva, para demonstração operacional”.

Afirma também a EDIA que “o sistema WADI foi já aplicado para validação preliminar na infraestrutura da rede de água da Société du Canal de Provence e no Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva”. A plataforma aérea voou sobre 3 áreas com alto potencial de humidade do solo, para detecção de várias fugas de água criadas artificialmente, validando o procedimento de detecção”.



Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.