Voltar

Atualidade

Alunos regressam às aulas e há novas regras para contratar professores

Atualidade

Alunos regressam às aulas e há novas regras para contratar professores

O novo ano letivo, do básico ao secundário, arranca hoje para cerca de um milhão de alunos. 2022/23 não prevê a aplicação de medidas de contenção da covid-19, mas tem novas regras para a contratação de professores.

O despacho que define os requisitos de formação para a seleção de professores na educação pré-escolar e ensino básico e secundário já foi publicado em Diário da República e vigora durante o ano letivo 2022/23.

As novas regras ditam que, em caso de necessidade, as escolas podem recorrer a quem tem uma licenciatura e créditos na área em que pretende dar aulas. O anexo do despacho define os requisitos de formação exigidos para cada uma das disciplinas.

Nos últimos anos, a falta de professores em algumas regiões do País – em especial nas zonas de Lisboa e Algarve – levou a que milhares de alunos ficassem sem aulas por longos períodos de tempo.

No mês passado, o ministro João Costa revelou que desejava que as alterações ao diploma entrassem em vigor "ainda durante o mês de setembro" e que "durante o 1.º período todas as contratações de escolas feitas” pudessem “ser abrangidas por este despacho".

Em todo o distrito multiplicam-se, por estes dias, as apresentações e receções de novos alunos e professores. A partir da próxima segunda-feira, dia 19, começam as atividades letivas.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.