Voltar

Política

Hospital de Beja: obras "têm financiamento assegurado logo não têm de estar no OE2026" - Gonçalo Valente

Política

Hospital de Beja: obras "têm financiamento assegurado logo não têm de estar no OE2026" - Gonçalo Valente

Foto: AD

"A ampliação e a requalificação do hospital de Beja não precisam de estar no articulado, nem no relatório do Orçamento de Estado para 2026 (OE2026). Só precisam de estar no Orçamento da Saúde, devido à verba já ter sido cabimentada no Orçamento de Estado para 2025 (OE2025). Assim, os projetos previstos serão pagos pelo orçamento da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e não têm qualquer impacto no próximo orçamento, logo, não têm que lá ser submetidos", é frisado no documento do deputado da AD, eleito por Beja, Gonçalo Valente, enviado à nossa redação. Neste documento, Gonçalo Valente afirma que "desmistifica" assim, a questão levantada pelo deputado do PS Pedro do Carmo, frisando que "é necessário quando falamos de assuntos desta magnitude tirar as dúvidas que existirem junto de quem pode esclarecer, antes de espalharmos o pânico nas pessoas e de propagar inverdades".

No mesmo documento, Gonçalo Valente refere que "depois do governo da AD ter tomado a decisão de fazer este investimento, após décadas de reivindicações, plasmando-o no Orçamento de Estado para 2025, acolhendo o projeto funcional da ULSBA, foi acusado (o governo) de o deixar cair. É preciso termos mais contenção em temas estruturais, sob pena de deixarmos os baixo alentejanos apreensivos, e com razão, pois já basta o clima de incerteza e de desconfiança existente."

Esclarece, igualmente, o deputado Gonçalo Valente, que "o Ministério das Finanças colocou no Orçamento de Estado as obras que estão em curso ou podem iniciar em 2026. No caso do Hospital José Joaquim Fernandes temos aprovado o perfil assistencial e reorganização do programa funcional. Temos o despacho do Ministério da Saúde a autorizar a ULSBA a constituir o júri para analisar o projeto de arquitetura, o que também já está concretizado. Em 2026 será aberto o concurso para a elaboração dos projetos de arquitetura. A obra propriamente dita só em 2027 depois da concretização do projeto de arquitetura e do consequente concurso adjudicado para a sua execução.

O único caso que poderia ser comparável com o nosso é o Hospital de Barcelos, mas ainda assim não é sério fazê-lo, a partir do momento em que este projeto já se encontra mais adiantado, ou seja, o concurso publico para elaboração do projeto de arquitetura já foi publicado em junho deste ano e já terminou o prazo de candidaturas a 20 de setembro e a data prevista para iniciar a obra é 2026, por isso vir inscrito nos investimentos estruturantes da nota explicativa do Ministério da Saúde precisamente para 2026.

Espalhar a desinformação não é a postura que os baixo alentejanos esperam de quem os representa na Assembleia da República. Vamos ser responsáveis e trabalhar todos em função do nosso querido distrito de Beja. Para isso contem comigo."

Comente esta notícia

Leia também...


18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Bandidos do Cante e António Zambujo anunciam a "Primavera"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.