Voltar

Política

"Estão parados 10 processos de desagregação de freguesias do distrito" - Delegação de Beja da ANAFRE

Política

"Estão parados 10 processos de desagregação de freguesias do distrito" - Delegação de Beja da ANAFRE

A Delegação de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) sublinha que "está desiludida" com o processo de reversão da fusão de freguesias agregadas em 2013, destacando que parece estar “parado”. O delegado distrital Vítor Besugo revelou que "deram entrada, do distrito, 10 processos sobre os quais nada se sabe até à data."

A expectativa era a de que nas próximas eleições autárquicas, em 2025, as freguesias que revertessem o processo de fusão pudessem já candidatar-se segundo o novo mapa administrativo, o que, de acordo com o autarca, será possível, mas “depende de como se processe o arranque da nova Assembleia da República”.

Em 2013, Portugal reduziu 1.168 freguesias, de 4.260 para as atuais 3.092, por imposição da "troika" em 2012, quando era responsável o ministro Miguel Relvas no Governo PSD/CDS-PP.

O regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias, proposto pelo Governo e que entrou em vigor em 21 de dezembro de 2021, prevê um mecanismo transitório que dava um ano às freguesias agregadas em 2013 para pedirem a reversão da fusão, no seguimento de uma promessa eleitoral socialista. Depois de aprovada, a lei estabeleceu que os pedidos de desagregação deveriam ser entregues no parlamento até 21 de dezembro de 2022.

O grupo de trabalho parlamentar responsável pela análise dos pedidos de desagregação de freguesias decidiu que, à luz da lei, apenas analisaria os pedidos de reversão da reforma administrativa que respeitaram o prazo de entrada no parlamento até 21 de dezembro de 2022, já depois de terem cumprido os formalismos exigidos, como a aprovação das assembleias de Freguesia e Municipal.

"No distrito de Beja deram entrada 10 processos, referentes aos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Odemira, Ourique e Serpa e até à data não há informação sobre os avanços dos mesmos", deixa Claro Vítor Besugo.

O delegado distrital de Beja da ANAFRE realça que está desiludido com este processo, que receia possa "cair perante a atual situação de dissolução da Assembleia da República e realização de eleições em março de 2024".


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.