Voltar

Política

Assembleias municipais querem discutir lei eleitoral autárquica e funcionamento do órgão

Política

Assembleias municipais querem discutir lei eleitoral autárquica e funcionamento do órgão

Foto: Deco Proteste

A ANAM — Associação Nacional de Assembleias Municipais quer reunir com o Governo e com os principais partidos políticos (PSD, Chega e Partido Socialista), com o objetivo de apresentar uma proposta para a revisão da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais (Lei Orgânica n.º 1/2001) e da lei que estabelece o Regime Jurídico das Autarquias Locais (Lei n.º 75/2013), esclarece o documento enviado à nossa redação.

«Num momento em que se aproximam as eleições autárquicas, a ANAM entende ser fundamental abrir espaço ao diálogo e à reflexão sobre o funcionamento das Assembleias Municipais e sobre o próprio processo eleitoral autárquico. Para a associação, a reforma legislativa nestas matérias é essencial para reforçar a dignificação das Assembleias Municipais e garantir maior eficiência no seu funcionamento. "Se não o fizermos, se o poder local não se reinventar, é a própria democracia que está em risco", afirma Albino Almeida, presidente da ANAM.

"Com os desafios impostos pelas sociedades modernas aumentam também as responsabilidades e competências exigidas aos órgãos autárquicos. Por isso, torna-se imprescindível rever e atualizar o seu enquadramento legal, de forma a responder melhor às necessidades das populações e a valorizar o papel das Assembleias Municipais enquanto órgãos fiscalizadores e de proximidade."

Entre as propostas que a ANAM vai apresentar, estão o reforço da legitimidade e visibilidade das Assembleias Municipais, para que possam ser órgãos mais interventivos e reforçar a sua função de fiscalização efetiva sobre os executivos municipais; a dignificação do papel dos deputados municipais, dando-lhes mais condições de trabalho e maior autonomia. A proposta da ANAM tem como ponto de partida o Projeto de Lei n.º 431/X, acordado em 2007 entre PS e PSD, que a associação pretende retomar.

A ANAM espera que as suas propostas sejam ouvidas e consideradas, contribuindo assim para um poder local mais transparente, eficiente e próximo dos cidadãos.

A primeira reunião já está confirmada e realiza-se no próximo dia 22 de julho, com o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos de Abreu Amorim», é divulgado pela mesma fonte.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.