Voltar

Política

Câmara de Castro Verde garante "transporte escolar gratuito a alunos do 1.º Ciclo"

Política

Câmara de Castro Verde garante "transporte escolar gratuito a alunos do 1.º Ciclo"

Foto: Forcastro

O novo ano letivo 2025/2026 já arrancou, nas escolas do concelho de Castro Verde, "marcado por uma forte aposta da Câmara Municipal na educação. Com um conjunto de medidas concretas e um investimento significativo nas infraestruturas escolares, o município reafirma o seu compromisso com o sucesso escolar, o bem-estar dos alunos e a valorização da comunidade educativa", é afirmado no comunicado enviado à nossa redação.

"Entre os apoios garantidos pela autarquia destacam-se medidas como o transporte escolar gratuito, a oferta de refeições, o ensino a tempo inteiro e artístico, a cedência de transportes para visitas de estudo, bem como o transporte gratuito para a estação da Funcheira destinado a estudantes do ensino superior. A Câmara assegura ainda o apoio à aquisição de cadernos e fichas de atividades para todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e apoios financeiros aos descendentes diretos dos beneficiários dos Cartões Municipais do Bombeiro e da Cruz Vermelha.

Paralelamente, decorreram ao longo do verão diversas intervenções de manutenção e requalificação nos estabelecimentos escolares, garantindo as melhores condições de acolhimento à comunidade educativa. No Centro Escolar Nº 1 de Castro Verde foi realizada a substituição dos aparelhos de ar condicionado do refeitório, trabalhos de pintura e de reabilitação dos edifícios do 1.º Ciclo e do Jardim-de-Infância, limpeza exterior e diversos arranjos técnicos, num investimento superior a 102.000,00€.

No Centro Escolar Dr. Francisco Alegre, nas EB1 de Entradas e de Santa Bárbara de Padrões, na EB 2/3 Dr. António F. Colaço e Escola Secundária foram também realizados trabalhos de limpeza, manutenção de portas, janelas, canalizações, eletricidade e equipamentos informáticos. No caso da EB1 de Entradas foram ainda substituídos estores, pintadas portas e realizada a manutenção do pavimento de uma das salas do jardim de infância. Foram igualmente adquiridas caixas isotérmicas para transporte de refeições, num valor total de 3.402,92€, que irão servir todos os estabelecimentos de ensino.

O início do novo ano letivo será ainda assinalado com a receção ao pessoal docente e não docente, numa sessão de boas-vindas marcada para sexta-feira, 12 de setembro, às 15h00, no Fórum Municipal. Após esta sessão, seguem-se visitas ao sítio de São Pedro das Cabeças, local histórico da Batalha de Ourique, e ao recém-requalificado Moinho da Altura de Beja, promovendo o contacto entre a comunidade educativa e o património cultural local.

Com estas ações, a Câmara Municipal de Castro Verde reforça a sua visão de uma escola pública de qualidade, inclusiva e promotora da igualdade de oportunidades. O arranque do ano letivo 2025/2026 confirma que, em Castro Verde, educar é investir no futuro", pode ler-se no mesmo documento.


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.