Voltar

Política

António José Brito é o novo presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL

Política

António José Brito é o novo presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL

Foto: CIMBAL

António José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, foi eleito, na passada segunda-feira, dia 10 de novembro, o presidente do Conselho Intermunicipal Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), que integra 13 municípios do distrito de Beja. António José Brito sucede no cargo a António Bota, que presidia a Câmara de Almodôvar, e este órgão, no mandato anterior. Álvaro Azevedo, o Presidente da Câmara Municipal de Moura, e Nuno Palma Ferro, o Presidente da Câmara Municipal de Beja, são os dois vice -presidentes. Fernando Romba foi reconduzido como Secretariado Executivo Intermunicipal cargo que ocupa desde 2017.

Durante a sua intervenção após a eleição, o autarca de Castro Verde e novo presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, disse pretender “acentuar o quadro de lealdade entre todos os municípios do Baixo Alentejo e prosseguir o trabalho técnico de coordenação intermunicipal muito positivo desenvolvido nos últimos anos”.

A CIMBAL, acrescentou, “terá de ganhar um perfil mais político e uma intervenção mais reivindicativa e afirmativa na defesa dos interesses da região, seja junto do Governo ou no quadro das instituições públicas e privadas do País e na Europa”.

António José Brito frisou que «precisamos de um Baixo Alentejo que seja mais ambicioso e tenha uma agenda clara e assumida. A CIMBAL tem de chamar a si essa responsabilidade: tem de ser “o motor”, mas, sobretudo, tem de ser “o elo” entre os diferentes concelhos».

“A CIMBAL tem de dar força e visibilidade a todo o território, mas também tem de fazer equipa com cada Município naquilo que for a sua necessidade e exigência particular” realçou António José Brito.

O novo presidente da CIMBAL lembrou que “os municípios, obviamente, são a razão da existência da CIMBAL” e frisou que “os seus presidentes, dentro das diferentes visões políticas e ideológicas que naturalmente existem, têm de ser capazes de trabalhar em equipa num projeto de desenvolvimento que faça o Baixo Alentejo avançar muito mais e muito melhor”.

Nota: fonte Rádio Castrense


Foto: Facebook CIMBAL

António José Brito (PS) foi eleito com 10 votos a favor de oito autarcas do PS e dois do PSD e com os votos contra dos eleitos da CDU.

São Vogais do Conselho Intermunicipal todos os presidentes dos municípios que integram a CIMBAL – ou quem o represente por decisão do mesmo.

Os agora eleitos para um mandato de quatro anos, substituem o anterior Presidente António Bota (PS) da Câmara Municipal de Almodôvar, e os vice-presidentes Paulo Arsénio (PS), Câmara Municipal de Beja e Rui Raposo (CDU) da Câmara Municipal de Vidigueira.

Por seu turno a Assembleia Intermunicipal da CIMBAL é constituída por membros de cada Assembleia Municipal, no total de 32 eleitos de forma proporcional, nos seguintes termos: dois nos municípios até 10.000 eleitores (Aljustrel, Alvito, Almodôvar, Barrancos, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique e Vidigueira) e quatro nos municípios entre 10.001 e 50.000 eleitores (Beja, Moura e Serpa).

A nova Assembleia Municipal ainda não foi eleita, uma vez que primeiro têm que ser eleitos os representantes das assembleias municipais dos 13 concelhos, estando ainda em funções na Mesa da Assembleia Municipal, resultante das eleições autárquicas de 2021, sendo presidente Ana Cristina Horta (PS), vice-presidente Norberto Rocha Fialho (PS) e como secretário Elsa Luísa Romba Barros (PS).

Nota: fonte Lidador Notícias


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.