Voltar

Atualidade

Apresentado hoje em Évora estudo sobre “Cultura no pós Alentejo-2020”

Atualidade

Apresentado hoje em Évora estudo sobre “Cultura no pós Alentejo-2020”

Um estudo sobre “Cultura no pós Alentejo-2020” é apresentado hoje, segunda-feira, 4, a partir das 14:30, em Évora, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Na sessão participam, entre outras entidades, o presidente da CCDRA, a diretora regional de Cultura do Alentejo e os coordenadores do trabalho, José Soares Neves e Pedro Prista.

O estudo “Cultura no Pós Alentejo-2020” foi realizado no Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), em 2020 e 2021, no âmbito de um acordo de parceria estabelecido entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

O OPAC é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no ISCTE, no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica.

No âmbito da preparação das políticas públicas regionais para a área da cultura no horizonte temporal de 2030, o OPAC realizou para a Direção Regional de Cultura o estudo de que este relatório dá conta.

Trata-se de um trabalho em linha com os critérios consagrados de boas práticas de governança.

O propósito do estudo traduziu-se na realização de cinco objetivos:

1.º – Efetuar o levantamento de sete dimensões da atividade dos municípios na área da cultura durante o mandato autárquico iniciado em 2017, designadamente: a caracterização do, ou dos, órgãos autárquicos responsáveis; os instrumentos formais de gestão; os recursos financeiros; os recursos humanos; os equipamentos culturais e o património cultural imóvel sob alçada municipal; redes culturais e programação municipal; o associativismo cultural.

2.º – Caracterizar a avaliação que tanto as entidades como os agentes culturais ativos no território regional e municipal fazem da importância que a cultura assumiu no Programa Operacional Alentejo 2020.

3.º – Identificar e caracterizar as visões estratégicas para a cultura no município e na região Alentejo até 2030.

4.º – Reunir contributos de todas as entidades inquiridas (municipais, intermunicipais, organizações do setor cultural e outros agentes relevantes) para a área da cultura no âmbito do programa da região Alentejo para 2030, designadamente a proposta de indicadores de avaliação e de linhas de intervenção.

5.º – Identificar casos de boas práticas em políticas culturais à escala regional, tanto nacionais como internacionais.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.