Voltar

Sociedade Património

Associação de Defesa do Património de Mértola promove "tecido agrícola transfronteiriço"

Sociedade Património

Associação de Defesa do Património de Mértola promove "tecido agrícola transfronteiriço"

Foto: ADPM

O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve, coordenado pela Junta da Andaluzia e com outros nove parceiros do território, decorre até ao final de 2025 e é cofinanciado pela União Europeia (UE). E visa apoiar o tecido agrícola transfronteiriço entre Moura e Vila Real de Santo António, em Portugal, e entre Cortegana e Cartaya, Espanha, para trabalhar em rede e de forma complementar.

O projeto é implementado em Mértola, na área do pastoreio e desertificação, bem como no concelho de Serpa, através do projeto Biológico em Rede. Um dos encontros já foi realizado, informa a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), sublinhando que foi registada a presença de 171 participantes, entre agricultores, empresas, cooperativas, associações e administrações públicas dos dois lados da fronteira.

Neste encontro, sublinha o documento da ADPM, ficou definida "a necessidade de discriminação positiva das zonas rurais em termos de impostos, que se traduza numa redução da carga fiscal. A importância da regeneração dos solos, bem como da adaptação do montado às alterações climáticas, nomeadamente por via da melhoria do armazenamento da água para o gado, ensombramento e abrigos para o mesmo. A Aposta na troca de experiências inovadoras para melhoria de processos de gestão e de financiamento. A eficiência no uso da água, da rega e da produção. A aposta na responsabilidade social das empresas do setor agrícola: a questão da socialização dos lucros. A possibilidade de coordenação e salvaguarda da mão-de-obra sazonal entre empresas agrícolas. A utilização de novas tecnologias na agricultura e  importância da autonomia alimentar", é frisado no documento enviado à nossa redação.




PUB
PUB
PUB

Música

Diogo Zambujo Lança single de estreia "O Mundo Sou Eu"

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.