Voltar

Atualidade

Associação dos Profissionais de Serviço Social em protesto nesta quarta-feira

Atualidade

Associação dos Profissionais de Serviço Social em protesto nesta quarta-feira

A Associação dos Profissionais de Serviço Social marcou, para esta quarta-feira, uma concentração junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, e em oito cidades, entre elas Beja.

A ação decorrerá das 16h00 às 18h30, junto do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Lisboa) e dos Centros Distritais ou Serviços Locais da Segurança Social de Beja, Évora, Portalegre, Faro, Porto, Vila Real, Coimbra e Castelo Branco.

Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, a Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS) fará a entrega de uma carta reclamação aos representantes da República.

Com esta iniciativa, a APSS exige do Governo “o cumprimento do Estatuto da Ordem dos Assistentes Sociais (OAS), especificamente, a aprovação e publicação do Regime de Acesso e Exercício da Profissão de Assistente Social, tal como decorre da Lei 121/2019", aprovada na Assembleia da República, em julho de 2019.

A presidente da direção da associação, Júlia Cardoso, referiu num comunicado enviado à agência Lusa que, após a publicação da referida Lei que criou a OAS, “o Governo deveria regulamentar no prazo de 120 dias o regime de acesso e exercício da profissão, ou seja, até fevereiro de 2020”.

“Em novembro de 2022 a profissão, legalmente reconhecida em Portugal desde 1939, continua a aguardar, especificamente, a aprovação do Regime de Acesso e Exercício da Profissão de Assistente Social, para que seja concluída a instalação da OAS”, acrescenta.

Segundo Júlia Cardoso, “as/os assistentes sociais não aceitam que o Governo utilize critérios diferentes para tratar situações iguais”, uma vez que, no mesmo dia, para além da OAS “a Assembleia da República aprovou também a Ordem dos Fisioterapeutas, com publicação em Diário da República também no mês de setembro de 2019”, que “está instalada há mais de um ano”.

Para a direção da APSS, “a não conclusão do processo de instalação da OAS representa prejuízo ao nível da representação social” dos profissionais que estão “impedidos de exercer a profissão num quadro de controlo técnico e deontológico, como acontece nos países mais desenvolvidos, com todas as vantagens inerentes tanto para os próprios profissionais, como para os cidadãos beneficiários da sua atuação profissional”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.