Voltar

Política

Autarca de Beja quer concelho na 'rota' de nova linha férrea de alta velocidade

Política

Autarca de Beja quer concelho na 'rota' de nova linha férrea de alta velocidade


O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio (PS), defendeu que criar uma nova linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Algarve que passe pelo interior é a opção que tem “mais lógica”.

“Dentro das duas possibilidades que o Plano Ferroviário Nacional (PFN) coloca para fazer esta ligação [entre Lisboa e o Algarve em alta velocidade], esta é que tem mais lógica e a que é mais rápida”, disse à agência Lusa o autarca alentejano.

O presidente da Câmara de Beja falava à Lusa a propósito do PFN, apresentado pelo Governo na semana passada e que vai entrar em fase de discussão pública.

O plano prevê um estudo sobre a ligação de alta velocidade entre Lisboa e o Algarve, com duas alternativas: a modernização da linha existente para reduzir a viagem em cerca de 30 minutos ou um novo eixo, que inclua Évora, Beja e Faro, com tempo de viagem Lisboa - Faro inferior a duas horas.

“Parece-nos que esta opção [mais pelo interior e com passagem por Beja] é aquela que faz mais sentido”, pois “toca todas estas cidades, colocando-as a curta distância umas das outras, com a possibilidade de podermos ter ligações a Espanha”, observou Paulo Arsénio.

Na opinião do autarca bejense, esse corredor ferroviário de alta velocidade seria “benéfico para a economia” regional, “turismo incluído”, e “eventualmente para o Aeroporto de Beja”, além de permitir “uma ligação a território espanhol”.

Por isso, disse à Lusa, “faz todo o sentido” criar esta ligação entre Lisboa e o Algarve passando por Évora e Beja.

“Não nos cabe na cabeça que a opção possa ser pela continuidade de uma linha, que, sendo naturalmente muito importante, não une estes pontos fulcrais do território e, além disso, consome mais tempo de viagem para quem a utiliza”, justificou.

No PFN consta igualmente a eletrificação do troço da Linha do Alentejo entre Casa Branca e Beja até 2030, projeto que o presidente da câmara municipal disse ser “o mais urgente e mais fundamental para o território nesta fase”.

Nesse sentido, Paulo Arsénio afirmou ser “expectável que, em 2028, a ligação elétrica entre Beja e Casa Branca exista”.

Para o autarca, “é muito importante” que o concelho esteja presente no PFN, mas deixou um alerta: “Mas é também muito importante que os planos se cumpram e que não fiquem a meio, porque isso tem prejudicado sistematicamente Beja”.

Na segunda-feira, igualmente em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), defendeu a criação de um novo eixo ferroviário de alta velocidade pelo interior do país para a ligação entre Lisboa e o Algarve.

A criação dessa ligação, com passagem pelas “três maiores cidades do sul”, Évora, Beja e Faro, teria “a vantagem de, para além de outras, deslocar um eixo de mobilidade para o interior do país”, afirmou, argumentando que também seria “absolutamente fundamental para valorizar o Aeroporto de Beja”.

O PFN foi apresentado, a 17 de novembro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que vai ficar responsável pela avaliação ambiental estratégica do documento, com a cooperação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Aprovada pelo Governo, a proposta de PFN será agora colocada em discussão pública, regressando depois ao Conselho de Ministros, de onde sairá para discussão na Assembleia da República.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.