Voltar

Política

Autárquicas 2021: PS volta a ganhar a Câmara de Beja

Política

Autárquicas 2021: PS volta a ganhar a Câmara de Beja

Paulo Arsénio continua, até 2025, à frente dos destinos do concelho mas sem maioria. Os socialistas voltaram a ganhar a Câmara, mas perderam, por dois votos, a maior União de Freguesias de Beja, a de Santiago Maior e São João Baptista. Nuno Palma Ferro elegeu-se vereador, recuperando este lugar para o PSD, que concorreu coligado com mais quatro forças políticas, perdido há 12 anos. 

No concelho de Beja, a força política vencedora foi o PS, com 39,14 por cento, correspondente a 6 336 votos, seguido da CDU, com 32.84 por cento, percentagem correspondente a 5 317 votos. O Beja Consegue! obteve 18,53%, ou seja 3 000 votos. Na Câmara de Beja, o PS ganha em votos à CDU, mas perdeu a maioria e vai ter de governar nos próximos quatro anos, com um Executivo composto por 3 vereadores do PS, 3 vereadores da CDU e 1 do Beja Consegue!.

As outras duas candidaturas a Beja não obtiveram votação suficiente para eleger vereadores, na medida em que o BE só conseguiu 1,69 por cento, 274 votos e o CHEGA ficou com 5,44 por cento, o que significa 880 votos.

Paulo Arsénio é reconduzido no cargo. Diz que não conseguiu um dos objetivos, que era eleger o quarto vereador, mas conseguiu o segundo, ou seja ficar com mais freguesias do que a CDU neste ato eleitoral. Frisou também que esta configuração de Executivo obriga a mais responsabilidade por parte da oposição.

Vítor Picado, o cabeça de lista da candidatura da CDU à Câmara de Beja, referiu que este não foi o resultado que se esperava, comprometeu-se a respeitar os votos confiados à Coligação, no sentido de tudo fazerem, nesta nova realidade em prol do concelho e agradeceu a todos os que se envolveram na campanha e que apoiaram a Coligação Democrática Unitária.

Nuno Palma Ferro não ficou satisfeito com os resultados obtidos, apesar de ter sido eleito vereador. Justificou a sua resposta com o facto, de eleições ter colocado como meta os 2 vereadores. Assegurou contudo, que o concelho pode contar com o seu melhor para resolver as questões do território.

O PS também ganhou em Beja, na Assembleia Municipal, ficando com 37,86 por cento dos votos e 9 eleitos, seguido da CDU, com 33,00 por cento dos votos e 8 eleitos. O Beja Consegue! conseguiu 17,64 por cento dos votos e 4 eleitos. O BE deixa de ter representação na Assembleia Municipal de Beja.

No que se refere a Assembleias de Freguesia, o PS ficou com 7. Nas freguesias da cidade manteve a de Salvador e Santa Maria da Feira, mas perdeu a de Santiago Maior e São João Baptista, por dois votos, para a CDU. Miguel Ramalho regressa à liderança desta União de Freguesias, a maior de Beja, para governar com 5 eleitos da Coligação, 5 eleitos do PS e 3 do Beja Consegue!. Miguel Ramalho admitiu que esperava que a CDU ganhasse mas com uma votação mais expressiva e prometeu empenho na implementação de um programa pensado para o bem da população.

Nas freguesias rurais, o PS ficou com 6 e a CDU com 4. O PS retirou à CDU a União das Freguesias de Salvada e Quintos e a de Santa Vitória e Mombeja. E venceu, ainda, em São Matias onde governou nos últimos quatro anos o movimento Por São Matias com Todos, que não foi a votos este ano por ter visto rejeitada a lista que apresentou por não cumprir a lei da paridade. No concelho de Beja com 28.777 inscritos votaram 16.190, ou seja 56,26%.

No âmbito da CIMBAL, à qual não pertence Odemira, e onde voltou a ganhar o partido socialista, o PS ficou com 9 autarquias e a CDU com 4. O PS retirou a Câmara de Alvito à CDU e manteve Beja, Castro Verde, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Mértola, Odemira, Ourique e Almodôvar. A CDU manteve Cuba, Vidigueira e Serpa e recuperou Barrancos, que em 2017 ficou com o PS.

Neste resultado, o PSD, que concorreu coligado em muitos concelhos do distrito, esperava mais em Almodôvar, mas ficou satisfeito com a votação que conseguiu nas duas Uniões de Freguesia da cidade e com a eleição de 2 vereadores em Ourique, onde concorreu Gonçalo Valente, o presidente da Distrital laranja.

O CHEGA não ganhou a votação expressiva que pediu no concelho de Beja, mas conseguiu ficar com eleitos nos Executivos, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia dos concelhos de Moura e Serpa. 


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.