«Sobre a Maria José Henrique tem 57 anos, nasceu e foi criada em Penilhos, freguesia de S. João dos Caldeireiros, concelho de Mértola. É casada, tem um filho e licenciou-se em direito em 1995, sendo que, desde 1996 tem escritório em Mértola.
Trabalhou na secretaria da Câmara Municipal de Mértola e foi ainda Jurista da autarquia mertolense entre dezembro de 1998 e outubro de 2005, tendo estado na égide da implementação do acordo celebrado entre a Câmara, a La Sabina e o estado português (CCDRA) para regularização do parque habitacional da Mina de S. Domingos.
Ao nível político, Maria José Henrique desde muito nova que participa ativamente na vida política do seu concelho e foi eleita na assembleia de freguesia de S. João dos Caldeireiros e mais tarde na Assembleia Municipal de Mértola.
No âmbito das suas prestações, integrou ainda a comissão da assembleia municipal para acompanhar o processo da reforma do mapa judiciário que previa o encerramento do Tribunal de Mértola. Neste âmbito, a título individual, participou em várias reuniões e inclusive protestos que resultaram na manutenção do tribunal de Mértola, mas apenas como juízo de proximidade.
Sim, a Maria José Henrique é uma mulher combativa, plena de convicção e sem problemas em procurar um caminho que a leve à defesa maior do interesse da população mertolense que tanto ama.
Atualmente é Delegada da Ordem dos advogados no concelho de Mértola e desde 2013 é presidente da mesa da assembleia geral do Centro de Apoio Idosos de Moreanes.
A Maria José Henrique é ainda conhecida pela adoração que tem ao mundo futebolístico e em especial ao Sporting Clube de Portugal, sendo presidente da direção do Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Castro Verde.
Apesar da mudança de residência por motivos familiares, continuou sempre a ter escritório em Mértola, porque Maria José Henrique diz “não viver sem o seu Castelo, a sua Mesquita e o seu Guadiana”», é referido no mesmo documento.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com