"Beja está parada, cansada, desorientada e estes são os resultados de oito anos de gestão sem estratégia e reativa, ao sabor do vento", sublinhou Nuno Palma Ferro, referindo-se ao executivo liderado pelo PS. E acrescentou de que "serve ter uma boa situação financeira se se continua a caminhar para o lado errado".
O número um da lista do Beja Consegue!, confessou que "depois de quatro anos de vereação e de cinco de projeto, a ideia para Beja tem ganho forma porque se conseguiu perceber os desafios que Beja verdadeiramente tem". E prosseguiu, frisando, que "continuará a levar este projeto para a frente" até que as suas forças "o permitam".
Nuno Palma Ferro escolheu, igualmente, avançar algumas das ideias que o Beja Consegue! vai colocar no programa a apresentar para o concelho, sem dar grandes detalhes em cada uma, mas "deixando propósitos chave nalgumas".
"Identidade, para se levar o concelho de Beja a recuperar o orgulho que merece e deve ter. Migrantes, fazendo uma intervenção assente em três eixos: conhecer, integrar e valorizar quem fica. Segurança para que ninguém tenha medo de andar nas ruas da cidade e outros locais do concelho. Habitação com o foco nos meios que possam ajudar os casais jovens a optar por Beja para morar e criar a família. Acessibilidades não parando até conseguirmos pisar a A26, porque não pode haver desenvolvimento numa cidade desligada do mundo. E agricultura, apoiando e consubstanciando esta base da nossa essência".
Foi neste enquadramento que Nuno Palma Ferro apresentou a número dois da candidatura, Liliana Cabecinha, dizendo ser "uma bejense que saiu para se formar e ganhar mundo e que regressou para criar a família em Beja".
Por sua vez, a candidata deixou claro que "adora desafios" e que "gosta muito de trabalhar". Com o lema "mudar Beja", Nuno Palma Ferro fez questão de relevar que "os elementos da sua candidatura não são políticos profissionais", sem dizer ainda, contudo, quem são os que faltam conhecer.
Nesta sessão, o primeiro a falar foi um jovem que disse estar "comprometido com este projeto que", referiu, vai "contribuir para que muitos escolham ficar e não partir".
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com