“Aqui ninguém está a precaver o seu futuro. Aqui estamos só, e só, ao serviço deste povo, que merece todo o esforço, todo o empenho das nossas gentes, dos nossos candidatos”, referiu. Procurando demarcar-se das restantes candidaturas em Cuba, Paulo Raimundo defendeu que a CDU tem “um projeto diferente” do das restantes forças políticas, porque se destina “às populações, aos mais idosos, às crianças, aos mais desfavorecidos, à juventude”.
A CDU detém atualmente a gestão de 19 câmaras municipais, sendo que, em 11 delas, os atuais presidentes não se podem recandidatar, por terem atingido o limite de três mandatos consecutivos.
Cuba é uma dessas localidades: o atual presidente da câmara, João Português, não se pode recandidatar ao cargo – e candidata-se, este ano, à câmara de Ferreira do Alentejo –, sendo substituído como cabeça de lista pelo atual presidente da Assembleia Municipal de Cuba, João Duarte Palma.
Num discurso neste comício, João Duarte Palma frisou que a campanha autárquica em Cuba tem sido marcada por “muita desinformação”, mas avisou que “não é com a maledicência que se tem feito nos últimos tempos” ou “dividindo o concelho de Cuba”, que o município vai avançar. “Mas temos tido umas respostas, um acompanhamento das pessoas nas ruas, que nos vão desmontando aquilo que tem sido dito e as próprias pessoas fazem isso naturalmente, porque os argumentos que têm sido utilizados por outras candidaturas são argumentos que já estão estafados, batidos, e que as pessoas acabam por naturalmente ter os olhos abertos e estão despertas para isso”, afirmou.
O atual executivo camarário em Cuba é composto por três eleitos da CDU e dois do PS. Há quatro candidaturas ao município de Cuba nas eleições autárquicas deste ano: além de João Duarte Palma, da CDU, concorre o ex-autarca do PS Francisco Orelha (que presidiu à autarquia entre 1997 e 2013), o deputado do Chega Pedro Pessanha e Lígia Araújo, do PSD
A Vidigueira é um concelho no distrito de Beja governado pela CDU desde 2005. O presidente da Câmara atualmente é Rui Raposo, que se recandidata ao cargo nestas eleições autárquicas.
No seu discurso no mercado municipal da vila, Paulo Raimundo apelou à mobilização dos eleitores da CDU para garantir que a coligação continua o seu trabalho na Vidigueira “de forma renovada, com mais força, com mais apoios, com mais votos, para ir mais longe ainda neste projeto”.
“Vamos ao contacto, ao esclarecimento, a todas as freguesias, a todos os lugares, bater às portas, todas. E aquelas que não se abrirem, nós tocamos à campainha. E, se não houver campainha, batemos à janela. E se não estiver lá ninguém, voltamos no outro dia”, apelou.
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com