Voltar

Política

Autárquicas: deputado do Chega Pedro Pessanha é candidato à Câmara de Cuba

Política

Autárquicas: deputado do Chega Pedro Pessanha é candidato à Câmara de Cuba

Foto: LinkedIn Pedro Pessanha

O deputado do Chega Pedro Pessanha, de 58 anos, é o cabeça de lista do partido à Câmara de Cuba, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, indicou o próprio.

Contactado pela agência Lusa, Pedro Pessanha considerou que a sua candidatura a este município alentejano “pode fazer a diferença, porque traz uma forma de governar mais próxima das pessoas e focada em resultados”.

“O que me motiva é a necessidade de dar resposta ao descontentamento geral da população, transformando preocupações em soluções concretas”, argumentou, afiançando que pretende “devolver segurança, qualidade de vida e oportunidades a todos os cubenses”.

Natural da Parede, no concelho de Cascais, Pedro Pessanha reside na sede deste município do distrito de Lisboa.

É licenciado em Gestão Imobiliária pela ESAI - Escola Superior de Actividades Imobiliárias e possui um curso de pós-formação em Gestão Imobiliária pelo Instituto Superior Técnico (IST).

O candidato fez o serviço militar na Marinha - Reserva Naval, onde chegou a tenente nas Forças Especiais - Fuzileiros Navais, encontrando-se atualmente na reserva.

Membro do Chega “desde o início”, é desde 2019 presidente da distrital de Lisboa e integra o conselho nacional do partido, sendo deputado na Assembleia da República desde março de 2022, pelo que está a cumprir o terceiro mandato consecutivo.

Entre outros cargos, é também membro do Conselho Superior de Defesa Nacional e faz parte da Assembleia Parlamentar da NATO.

Questionado também pela Lusa sobre as suas prioridades, caso seja eleito presidente da Câmara Municipal de Cuba, o cabeça de lista do Chega apontou o tema da segurança como o principal.

“O concelho de Cuba tem vivido situações de violência e instabilidade que preocupam os cidadãos. É fundamental devolver tranquilidade e confiança às famílias, criar melhores condições de segurança para todo o concelho”, argumentou.

Pedro Pessanha prometeu ainda “melhorar os acessos e a mobilidade” no concelho, considerando que “as vias de comunicação estão desatualizadas e é urgente modernizá-las”.

“Defendo um novo acesso direto de Cuba ao aeroporto [de Beja], o que colocaria o concelho numa posição estratégica e atrativa para investimento”, e “é essencial melhorar a linha férrea”, precisou.

No total, há quatro candidaturas ao município de Cuba nas eleições autárquicas deste ano, pois, além de Pedro Pessanha liderar a do Chega, João Duarte Palma encabeça a da CDU (coligação PCP/PEV), Lígia Araújo candidata-se pelo PSD e o ex-autarca Francisco Orelha, que já presidiu a esta câmara (entre 1997 e 2013), concorre pelo PS.

O atual executivo camarário, liderado pelo comunista João Português, que não se pode recandidatar a este município por cumprir o terceiro mandato e que já foi anunciado como cabeça de lista comunista em Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, é atualmente composto por três eleitos da CDU e dois do PS.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.