O Município de Barrancos explica que este é um dos esforços centrados na atração turística e de mais visitantes à vila e ao castelo, visto que Noudar é o "principal baluarte histórico do Município, classificado como Monumento Nacional desde 1910, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento económico da região".
De acordo com a autarquia o caminho que vai ser intervencionado, é o único acesso entre a Vila de Barrancos e o Castelo de Noudar, e atualmente não reúne as condições para oferecer uma circulação segura. Este caminho, o municipal 1023-2, serve a vila e quem a visita, mas também é utilizado por quem trabalha no castelo, na Herdade da Coitadinha/Parque de Natureza de Noudar e nas herdades de exploração agropecuária existentes na área envolvente. Em 2025 foram realizadas algumas intervenções "para mitigar os problemas existentes", no entanto, diz o município que "urge uma reabilitação mais eficaz e duradoura".
Este procedimento vai permitir avançar com a tão desejada obra de reabilitação do caminho municipal 1023-2, um projeto com candidatura aprovada pelo mandato anterior, "com comparticipação financeira de 50% por parte da Direção-Geral das Autarquias Locais".
O investimento tem como valor base 836.113,64 €, (+ IVA à taxa legal em vigor) e "os trabalhos incidirão no troço compreendido entre a Ponte das Russianas e o Castelo de Noudar, num percurso de aproximadamente 9 km, contemplando o alargamento e reabilitação funcional do pavimento, melhorias ao nível da drenagem, sinalização vertical e turística e reforço das condições de segurança, assim como a dotação de zonas de estacionamento, prevendo-se um prazo de execução de 180 dias".
© 2026 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com