Voltar

Atualidade

BE: pede esclarecimentos ao governo sobre o megaempreendimento turístico que ameaça o património natural de Melides, em Grândola

Atualidade

BE: pede esclarecimentos ao governo sobre o megaempreendimento turístico que ameaça o património natural de Melides, em Grândola

O BE pediu esclarecimentos ao ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre o megaempreendimento turístico que ameaça o património natural de Melides, em Grândola.

O Bloco de Esquerda pretende saber se a tutela tem conhecimento do megaempreendimento “Costa Terra” que está a ser construído em Melides, que prevê a colocação de um campo de golfe a 500 metros do mar, uma vez que, no “contexto atual de crise ecológica e climática, “é incompreensível que as entidades competentes deem luz verde à construção de megaempreendimentos em zonas sensíveis do território, como as zonas dunares, especialmente quando estas estão inseridas em zonas classificadas para a conservação da biodiversidade”.

O documento questiona ainda ao Governo se as infraestruturas previstas no âmbito deste empreendimento abrangem parcelas sujeitas a servidões administrativas e/ou restrições de utilidade pública, além das relativas à Zona Espacial de Conservação Comporta/Galé.

O BE quer saber também se o projeto Costa Terra está classificado como projeto potencial interesse nacional (PIN) na área do turismo, e se sim, pede uma justificação.

É questionado se a tutela considera que este projeto turístico é compatível com a preservação dos valores ecológicos em presença, se está a acompanhar a construção do campo de golf a 500 metros do mar, no âmbito deste megaempreendimento, se o campo cumpre com as normas legais aplicáveis.

Por fim, o BE pede esclarecimentos sobre a forma como Governo avalia estas construções numa zona dunar, uma estrutura ecologicamente imprescindível para mitigar os riscos de erosão costeira e galgamento oceânico, e se vai sujeitar este megaempreendimento a procedimento de avaliação de impacte ambiental.

Comente esta notícia

Estou muito preocupada com o impacto ambiental deste mega projeto Costa Terra que quer desmantelar mais 32 hectares de pinhal, onde se insere um Parque de Campismo Praia da Galé que é dos melhores do país, para alargar o empreendimento. Quer fazer também acessos à praia em zonas protegidas de Arribas. Alguém tem que analisar e denunciar tudo isto. É uma vergonha

Ana Paula Marques

10/10/2021

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.