Voltar

Atualidade

Beja: “atitude de tapar a história é um ato de pura ignorância para as escolas e população local” diz Florival Baiôa

Atualidade

Beja: “atitude de tapar a história é um ato de pura ignorância para as escolas e população local” diz Florival Baiôa


Junto à Praça da República, em Beja, foram descobertos mais vestígios da história da cidade, no âmbito de obras realizadas no traçado dos percursos acessíveis. Florival Baiôa, da adpBeja, soube que vão ser tapados e diz esta atitude é “um ato de pura ignorância para as escolas e população local”. Paulo Arsénio responde que compreende estas afirmações, referindo que foi tomada a decisão “mais acertada” e para “além do que a DRC Alentejo exigia”.

Para Florival Baiôa, presidente da Direção da adpBeja, é preciso deixar visível para as populações a história da sua cidade e revela que ficou a saber pelos arqueólogos que estão a trabalhar nestes legados que vão ser tapados amanhã.

Diz, também, Florival Baiôa, que a “atitude de tapar a história é um ato de pura ignorância para as escolas e população local” e que mesmo não se tratando de “uma descoberta brilhante” são “um conjunto de achados que merecem ser deixados à vista de todos”. Acrescenta que “esta política cultural desenvolvida na cidade, desde o século XIX, de tapar os vestígios da história tem de acabar um dia”.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, sublinha que compreende estas afirmações, mas releva o facto, da autarquia “ter ido além do exigido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo” e de ter “contratado uma empresa de arqueologia para fazer sondagens para tratar deste assunto”. Garante que “a autarquia salvaguarda, protege e preserva o seu património”, mas recorda que “parar as obras até que toda a situação estivesse estudada seria complicado por implicar interromper o acesso do trânsito à Praça da República”.

Para Paulo Arsénio não “se deixam os legados visíveis, mas fica um avanço significativo no registo dos mesmos nesta rua, a Abel Viana, onde várias vezes se fizeram obras e nada existia registado”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.