Voltar

Atualidade

Beja/Lisboa/Beja: comboios suprimidos na Páscoa não foram retomados

Atualidade

Beja/Lisboa/Beja: comboios suprimidos na Páscoa não foram retomados


No fim-de-semana de Páscoa, a CP suprimiu horários de comboios na linha Beja/Lisboa/Beja. Mais de um mês depois, os horários, que deveriam ter sido retomados depois de 13 de abril, mantêm-se suprimidos. O Beja Merece+ vai “pedir esclarecimentos à CP” e alerta para “o perigo” desta questão, dizendo que “pode colocar em” risco “as promessas efetuadas e legisladas para esta linha.”

O comunicado da CP referia que “implementou alterações à oferta, que estarão em vigor até às 24:00 horas do dia 13 de abril (segunda-feira)”. Mais de um mês depois, só há dois horários para ir de Beja para Lisboa, um às 08.22 horas e outro às 18.22 horas. Se quiser fazer o percurso inverso só pode apanhar o comboio da manhã, às 07.02 horas ou o da tarde, às 17.02 horas. A Voz da Planície contactou a linha de apoio da CP: 707 210 220 e recebeu a informação de que os “horários suprimidos” não tinham sido retomados. Fez, também, uma pesquisa on-line e verificou que os horários disponíveis coincidem com a informação telefónica prestada. Na linha Beja/Lisboa/Beja passaram de cinco para dois, os horários existentes.

Florival Baiôa, do Beja Merece+, frisou à nossa estação que “é perigosa a supressão efetuada no fim-de-semana da Páscoa”, temendo que esta situação tenha sido “uma desculpa”. Acrescentou que “até à pandemia, o número de passageiros a utilizar o comboio, na linha em causa, tinha aumentado”.

Florival Baiôa diz que as “instituições de Beja têm de fazer algo” em relação a esta matéria. Avançou que o Beja Merece+ vai “confrontar a CP, no sentido de perceber o que pretende efetivamente”. Florival Baiôa está “preocupado” pois, na sua opinião, esta tomada de decisão “pode fazer perigar as promessas efetuadas para esta linha e que já estão legisladas”.

Recorde-se que a eletrificação da linha férrea Beja/Casa Branca é uma promessa que continua por cumprir. É preciso lembrar, também, que é um trajeto muito utilizado por quem trabalha em Beja e mora em localidades como Cuba, Alvito e Vila Nova da Baronia e que a supressão de horários no período da manhã, hora de almoço e final de tarde, como foi o caso podem colocar em risco, para estas pessoas, a utilização deste meio de transporte para fazerem face às suas atividades profissionais.


PUB
PUB
PUB

Discos, Concertos

Blind Zero celebram 30 anos

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.