Voltar

Atualidade

Beja: orçamento de 62, 3 milhões de euros viabilizado com uma abstenção e três votos contra

Atualidade

Beja: orçamento de 62, 3 milhões de euros viabilizado com uma abstenção e três votos contra

O Orçamento do Município de Beja para 2023 passou com os votos a favor do PS e a abstenção do Beja Consegue!. Os vereadores da CDU votaram contra. O Mapa de Pessoal foi aprovado por unanimidade.

Orçamento e Grandes Opções do Plano de Beja para 2023, no valor de 62 milhões e 300 mil euros, passaram com os votos a favor dos vereadores do Partido Socialista (PS), que compõem o executivo municipal, três vereadores. Já o Mapa de Pessoal para o próximo ano, que prevê 33 novos recrutamentos, foi aprovado por unanimidade, com a recomendação da Coligação Democrática Unitária (CDU) de ser “reforçado o pessoal operacional” e acatada pelo executivo municipal, dizendo que “se vier a verificar-se essa necessidade, o mapa pode ser atualizado”.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, classificou este "como o maior orçamento de sempre" e disse que “os 62 milhões e 300 mil euros previstos estão alicerçados nos projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Alentejo 2020, com projetos importantes para o concelho e região”. Frisou, contudo, ser, também, de “enquadramento do final do Portugal2020 e início do Portugal2030”.

“Melhorias no funcionamento da Câmara, fora das verbas dos fundos comunitários estão previstas também, como é o caso da limpeza urbana, reabilitação da área circundante ao Flávio dos Santos e os projetos vencedores do Orçamento Participativo 2022”, adiantou, igualmente, o presidente Paulo Arsénio.

Os vereadores da Coligação Democrática Unitária (CDU) avançaram antes da reunião de Câmara que o seu voto seria contra. Justificam o mesmo referindo que o “orçamento municipal apresentado, o segundo do atual mandato e sexto desta gestão do Partido Socialista (PS), confirma, lamentavelmente, que o PS não tem projeto nem visão estratégica para o concelho de Beja!”

Referem, também, que o orçamento demonstra “incapacidade de ousar, implementando medidas, ao alcance do orçamento municipal, que alavanquem o desenvolvimento integrado do território, que faça de Beja muito mais do que um slogan vazio de um qualquer «Centro do Sul», projetando-a como capital agregadora de vontades da região, honrando o seu passado e valorizando o seu futuro”. Em suma, os vereadores da CDU frisam que o orçamento municipal “não serve a população de Beja”.

Pontos apontados, igualmente, entre outros, na declaração de voto lida na votação dos documentos previsionais para 2023 do Município de Beja.

O vereador Nuno Palma Ferro, do Beja Consegue!, absteve-se, viabilizando a aprovação do orçamento. Deixou, contudo, entre outros, registos de “total discordância com a forma como está a ser gerido o processo da Estratégia Local de Habitação”. Como ponto positivo identificou, por exemplo, “a introdução da circular externa à cidade e a intervenção no Beja II", propostas por esta força política.

Nuno Palma Ferro fez uma declaração de voto onde recordou que “em 2022 a votação foi igual”. Acrescentou que “relativamente ao orçamento de 2022 foi frisado ser pouco ou nada ambicioso” e que “é com tristeza que um ano depois se constata que nada mudou pois há obras estruturantes que ficaram por concretizar e que a execução do previsto não irá ultrapassar os 80 por cento". Terminou clarificando que em 2023, o vereador fará “uma fiscalização apertada à execução do orçamento” que viabilizou "por Beja".

Recordamos que o executivo municipal da Câmara de Beja é constituído por três elementos do PS, o presidente Paulo Arsénio, o vice-presidente Rui Marreiros e a vereadora Marisa Saturnino. Tem, ainda, três vereadores não executivos da CDU, Vítor Picado, Rui Eugénio e Fátima Estanque e um do Beja Consegue!, Nuno Palma Ferro.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.