Voltar

Atualidade

Beja: Polo I do Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador com surto. 39 utentes e 14 colaboradores com Covid-19

Atualidade

Beja: Polo I do Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador com surto. 39 utentes e 14 colaboradores com Covid-19

Para além do surto nos Bombeiros Voluntários, com 15 casos positivos, na cidade de Beja há mais dois. Um no Polo I do Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, com 53 infetados, entre utentes e colaboradores. Tendo sido registada uma morte de um utente por Covid-19. E outro no CPCB, com 22 pessoas infetadas, entre utentes e colaboradores. Em Salvada, o Lar da Fundação tem 19 casos. No concelho, de acordo com a autarquia, há 666 casos ativos.

No Site do Centro Paroquial e Social do Salvador há um comunicado da Direção onde se pode ler que depois da “despistagem efetuada”, no passado dia 19, aos “utentes e colaboradores do Lar de Idosos Polo I, pela Autoridade de Saúde Pública” foram identificados “39 casos de Covid-19 nos utentes e 14 nos colaboradores”. Pode ler-se, também, que “uma das utentes faleceu pois não resistiu à infeção”. A Direção informa, ainda, que “os utentes estão isolados e separados dos demais”.

No Centro de Paralisia Cerebral de Beja, a informação é disponibilizada, igualmente, através das redes sociais, e refere que a instituição tem “22 casos de infeção” identificados por Covid-19. A mesma publicação esclarece que se trata de “10 utentes do Lar Residencial e 4 colaboradores afetos a esta resposta social. 4 utentes do CAO que se encontram a recuperar em casa. 4 colaboradores de outros serviços e 2 colaboradores recuperados.”

Nesta instituição, “a situação está a ser acompanhada pela Saúde Pública da ULSBA, Segurança Social, Proteção Civil, Câmara Municipal de Beja e Cruz Vermelha Portuguesa”. E “todos os casos positivos continuam estáveis”, é referido, igualmente, no Facebook da instituição. Recorde-se que este surto foi divulgado pelo CPCB, nas redes sociais, inicialmente, a 7 deste mês, altura em que foram detetados os 2 primeiros casos de Covid-19.

Nos Bombeiros Voluntários de Beja o número de casos é 15, com sintomas ligeiros ou sem sintomas e amanhã vão ser mais bombeiros testados pela Saúde Pública e há, também, alguns que terão de fazer novo teste para verificação da resolução da infeção e regresso ao serviço, segundo o presidente da Direção Rodeia Machado.

No Lar da Fundação Joaquim Honório Raposo em Salvada são 19 as pessoas infetadas e apesar do surto ter sido identificado a partir da morte de uma utente, no Hospital de Beja, tudo “está tranquilo” e “os idosos não apresentam sintomas”, de acordo com a diretora técnica Palmira Fernandes.

De referir, ainda, que a vacinação dos lares já está a decorrer e que este procedimento inclui os da cidade de Beja onde alguns dos idosos recebem hoje, a primeira dose.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.