Voltar

Atualidade

Bispo de Beja pede perdão pela deceção que afirmações que efetuou possam ter causado

Atualidade

Bispo de Beja pede perdão pela deceção que afirmações que efetuou possam ter causado


O Bispo de Beja, em comunicado divulgado na Agência Ecclésia, esclarece o que pensa sobre os abusos sexuais de menores na Igreja e pede perdão pela “deceção” das suas afirmações sobre esta matéria.

D. João Marcos recorda que no passado “dia 7 de março, durante uma entrevista a uma televisão portuguesa referiu que “Deus perdoa a todo aquele que se arrepende e repara os danos causados pelo mal que praticou”, dando a “entender que subestimo a enorme gravidade dos abusos sexuais de menores e que o perdão de Deus permite ao abusador retomar a sua vida normal como se nada tivesse acontecido”. No mesmo documento salienta que “de nenhum modo é esse o meu pensamento. Compreendo a deceção que provoquei dentro e fora da Igreja e a todos peço perdão.”

O Bispo de Beja diz, ainda, primeiro, diz que “os abusos de menores são da máxima gravidade. Os seus efeitos são devastadores. Se praticados por homens dedicados a Deus, são ainda mais graves e são blasfémias”, depois, defende que “não há lugar para os abusadores no sacerdócio. As suspeitas verosímeis obrigam a tomar medidas que evitem todo o perigo sobre menores, incluindo o afastamento das tarefas pastorais. A investigação deve ser rápida e seguir as regras claras definidas pelo Papa Francisco. A colaboração com as autoridades deve ser plena e deve ser cumprida plenamente a lei civil e penal.”

Afirma, ainda, que “as pessoas que passaram por uma situação de abuso têm de ser uma prioridade. As suas necessidades de apoio e reparação devem nortear o nosso acompanhamento.”

De referir, igualmente, que Maria do Sameiro Pedro, coordenadora da equipa do serviço da Pastoral do Ensino Superior de Diocese de Beja e membro da equipa diocesana do Sínodo dos Bispos, deixou estas funções, decisão que divulgou nas redes sociais, devido às declarações do Bispo de Beja, que levaram a este esclarecimento.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.