Voltar

Sociedade Património

Câmara de Castro Verde inaugura Moinho da Altura de Beja, na zona Norte da vila

Sociedade Património

Câmara de Castro Verde inaugura Moinho da Altura de Beja, na zona Norte da vila

Foto: CIMBAL

A Câmara Municipal de Castro Verde inaugura, no dia 30 deste mês, "o projeto de requalificado do Moinho da Altura de Beja, localizado junto ao novo reservatório de água, na zona Norte da vila", é afirmado em nota de imprensa, revelando que esta autarquia investiu cerca de 150 mil euros nesta recuperação.

«A reabilitação deste antigo moinho de vento, representa em primeiro lugar um ato de "resgate da memória" dos castrenses, que durante décadas tiveram naquele edifício um elemento fundamental e histórico na zona norte da Vila.

O projeto de requalificação, com um investimento total de 149.343,00€, transformou o antigo moinho num novo espaço de valorização do património cultural, tendo como objetivo estratégico no futuro o seu enquadramento na interpretação de ciclo da água e do pão.

O moinho foi cedido à autarquia por um período de 40 anos, ao abrigo de um contrato de comodato, quando estava num estado avançado de degradação após dezenas de anos de inatividade. A obra permitiu recuperar elementos estruturais e funcionais essenciais, como a cobertura, rede elétrica, água e esgotos, revestimentos interiores e instalações sanitárias, bem como a reposição das velas e da funcionalidade tradicional do moinho.

O projeto foi executado pela empresa Etnoideia, especializada em molinologia e etnoturismo, sob coordenação de Jorge Miranda, inserindo-se no âmbito do programa "Renovação de Aldeias" do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, que financiou a obra com 125.594,06€, assumido a Câmara Municipal o restante investimento.

O "novo" Moinho da Altura de Beja constitui um contributo relevante para a preservação da identidade cultural do concelho, promovendo a memória coletiva e reforçando a ligação entre o património local e a vivência da comunidade.

Refira-se que a Câmara Municipal de Castro Verde já celebrou igualmente um contrato de comodato de 40 anos para assegurar a requalificação e gestão da "casa do moleiro", situada ao lado do moinho e que será integrada no projeto atrás referido.

Com esta ação, o Município de Castro Verde pretende dinamizar atividades como visitas pedagógicas para escolas e grupos, ações de recuperação de moagem de sementes tradicionais e workshops temáticos integrados no ciclo da água e do pão, numa comunhão entre o moinho e o reservatório localizado "mesmo ao lado".

Com este projeto, Castro Verde reafirma o seu compromisso com a valorização do território e da sua memória coletiva, da história rural e da educação patrimonial, mas também dos desafios das novas gerações para o próximo futuro», é sublinhado no mesmo documento.


PUB
PUB
PUB

Concertos

António Zambujo celebra os seus 50 anos em Beja

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.