Voltar

Política

CDU acusa PS na Câmara de Beja de promover «precariedade laboral e trabalho sem direitos»

Política

CDU acusa PS na Câmara de Beja de promover «precariedade laboral e trabalho sem direitos»

Os vereadores da CDU eleitos na Câmara Municipal de Beja – Vítor Picado, Fátima Estanque e Rui Eugénio – divulgaram na segunda-feira, 28, uma nota de imprensa em que acusam o executivo de maioria PS de promover a precariedade laboral quando, como entidade pública, «deveria ser um exemplo na criação de emprego que verdadeiramente combata a precariedade; que valorize os salários; que melhore o equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal».

A CDU acusa a maioria PS, «em consonância, como sempre, com o eleito do PSD/Beja Consegue», de adotar na sua ação medidas que colocam em causa «o cumprimento dos objetivos e o direito dos trabalhadores a um emprego digno, com uma remuneração justa, segurança e proteção social».

A CDU dá como exemplo dessa prática «o sistemático recurso, para suprimir necessidades permanentes do município, a contratualização de empresas externas, que regra geral recorrem no relacionamento com os seus trabalhadores a contratos precários, pagos à hora por valores que muitas vezes não ultrapassam os três euros e meio».

Segundo a nota de imprensa, um desses contratos, no valor de 370 mil euros, destinado ao serviço de Higiene Urbana, mereceu o voto contra dos vereadores CDU, com o argumento que estão em causa necessidades permanentes do município neste serviço. E, como tal, o que deveria ser implementado era «uma política de contratação de trabalhadores para suprir essas necessidades e a quem seja garantido emprego estável e com direitos, fazendo com que a cada posto de trabalho efetivo corresponda um vínculo de trabalho permanente».

Para os vereadores da oposição, é certo que há necessidades de contratação de mais trabalhadores por parte do município para a área de Higiene Urbana: «Os eleitos da CDU têm chamado a atenção para este problema e desde o início do mandato que defendem a abertura de concurso para contratação de mais trabalhadores, com vínculo à Câmara Municipal de Beja, sem desigualdades remuneratórias e de horários».

Na nota de imprensa, os eleitos da CDU na Câmara de Beja asseguram que continuarão a bater-se pela defesa dos trabalhadores e dos seus direitos, pela melhoria na prestação do serviço às populações, e denunciam «o recurso a práticas que em nada contribuem para assegurar os direitos dos trabalhadores, não respeitando sequer os princípios que o PS propala em torno da denominada Agenda do Trabalho Digno».

A CDU apela aos trabalhadores para que se organizem e lutem para dar expressão à valorização do trabalho, dos salários e dos seus direitos, princípios que são «parte integrante e central da alternativa política que a CDU defende para a gestão da autarquia bejense».



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.