Voltar

Política

Assembleia Municipal de Beja rejeita moção sobre 25 de Abril

Política

Assembleia Municipal de Beja rejeita moção sobre 25 de Abril

“Comemorar Abril, afirmar e valorizar o poder local democrático” foi esta a moção que a Coligação Democrática Unitária (CDU) diz que os eleitos “do Partido Socialista (PS) e os do movimento Consigo Beja Consegue! rejeitaram, em Assembleia Municipal" e que foi proposta pela Coligação. A CDU "critica" o desfecho da votação, dizendo que "dada a temática não era de prever o chumbo" da moção em causa.

A reunião teve lugar no passado dia 27 de abril e o eleito da CDU Bernardo Loff referiu, em declarações à Voz da Planície, que “as duas forças políticas responsáveis pela rejeição da moção não apresentaram razões concretas, acreditando a Coligação”, releva, “que só pode ter sido por motivos políticos.”

Bernado Loff esclarece que “a primeira parte da moção faz referência ao contexto histórico do 25 de Abril de 1974, ao papel dos capitães de Abril no derrube da ditadura, complementado pelo povo que saiu espontaneamente à rua, gritando por liberdade de pensamento e de expressão, exigindo o fim da guerra colonial e lutando por melhores condições de vida.”

A segunda parte, revela igualmente Bernardo Loff, “enaltece o papel do poder local democrático, outra das conquistas do 25 de Abril. A autonomia do poder local democrático, consagrado na Constituição da República, tem conseguido grandes avanços no desenvolvimento dos concelhos e das freguesias. Chama-se também a atenção para os problemas com que os municípios poderão vir a ser confrontados ao aceitarem por imposição competências do poder central.”

Na terceira parte, finaliza Bernardo Loff, “a moção propõe várias deliberações aos eleitos da Assembleia Municipal de Beja no que concerne à autonomia do poder local democrático, à criação das regiões administrativas e à concretização da reposição das freguesias e uma saudação aos 48 anos do 25 de Abril e a todos aqueles que têm conduzido as políticas locais em benefício das populações.” 

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Beja, assegura Bernardo Loff, “não entendem os motivos políticos que levaram à rejeição desta moção. Pois os factos nela relatados são objetivos e reais, facilmente verificáveis.”

“Após a sua leitura atenta, os eleitores e simpatizantes do Partido Socialista e do movimento Consigo Beja Consegue devem ficar perplexos com o sentido da votação optado pelos seus eleitos na Assembleia Municipal de Beja".

Acrescenta, o documento enviado à nossa redação, que "numa altura em que forças autoritárias e fascizantes estão de novo a surgir em várias sociedades, é necessário, mais do que nunca, deixar claro e mostrar que só a convergência de todas as forças democráticas será capaz de lutar contra esta situação”.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.