Voltar

Atualidade

CGTP: "a luta continua porque problemas dos trabalhadores mantêm-se". Manifestação hoje em Lisboa e Porto

Atualidade

CGTP: "a luta continua porque problemas dos trabalhadores mantêm-se". Manifestação hoje em Lisboa e Porto

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) termina, neste sábado, a ação de "Luta Geral pelo Aumento dos Salários!", que começou no passado dia 25 de outubro e que tem marcada para, hoje, uma manifestação nacional em defesa de mais e melhores salários. O protesto em Lisboa começa às 15h00, no Príncipe Real e no Porto, às 11h00, na Praça da República. Beja marca presença nesta iniciciativa.

Para a CGTP, o pedido de demissão do primeiro-ministro não altera a realidade com que os trabalhadores são confrontados todos os dias, baixos salários, longas jornadas de trabalho e o crescimento dos preços dos produtos de primeira necessidade e aumento brutal dos custos de habitação, enquanto se degrada o Serviço Nacional de Saúde e a Escola Pública, que assegura o acesso universal aos cuidados de saúde e ao ensino.

Por outro lado, as administrações continuam a auferir os altos salários para gerirem as empresas, onde se inserem os problemas dos trabalhadores, pelo que há que dar respostas às reivindicações da melhoria dos salários, redução e combate à desregulação dos horários de trabalho e valorização das profissões.

O momento não é de ficar à espera, mas sim de continuar a intervir pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, mesmo perante o cenário atual, pelo que o momento é de continuar a intervenção e não de baixar os braços, reforçando-se o apelo à participação na manifestação deste sábado.

A CGTP defende que “é urgente mudar de rumo” e exige o aumento geral dos salários em pelo menos 15 por cento, com a garantia de um mínimo de 150 euros.

É uma emergência nacional e um elemento fundamental para melhorar de imediato as condições de vida dos trabalhadores e garantir o futuro do País”, afirma a intersindical liderada por Isabel Camarinha.

A fixação do salário mínimo nacional nos 910 euros em janeiro de 2024, atingindo os 1.000 euros nesse ano, é outra das reivindicações da CGTP.



PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.