Voltar

Atualidade

Chão Nosso: denuncia destruição de património arqueológico em Salvada

Atualidade

Chão Nosso: denuncia destruição de património arqueológico em Salvada


O Movimento Chão Nosso denuncia “mais um caso de afetação de um sítio arqueológico, desta vez na região de Beja”. “Um sítio arqueológico, identificado como Salvada 10, localizado junto à aldeia, concelho de Beja, correspondente a um grande recinto de fossas pré-histórico, que foi alvo de ripagens para instalação de culturas intensivas, sem que tenha havido qualquer ação de salvaguarda do património aí existente.” 

“Este sítio já havia sido alvo de afetações anteriores, em 2017, assunto que mereceu denúncia na comunicação social e que levou à implementação de medidas de avaliação dos danos decretadas pela Direção Regional de Cultura do Alentejo”, refere, ainda o Movimento. Em nome do Chão Nosso falou o arqueólogo Miguel Serra, frisando que esta situação está a ser acompanhada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Miguel Serra revela que o movimento vai continuar a acompanhar esta situação e que já pediu uma reunião à Direção Regional de Cultura do Alentejo para tratar desta matéria.

“No local observam-se as valas abertas no solo e a presença de materiais arqueológicos revolvidos pela maquinaria, não sendo possível aferir qual o grau de afetação provocado pelos trabalhos agrícolas, sem se proceder a uma avaliação arqueológica”, refere o documento do Chão Nosso. É referido, igualmente, que “o povoado da Salvada 10 foi detetado durante a realização de um Estudo de Impacto Ambiental para a empresa EDIA, em 2012, levando inclusivamente a alterações de projeto para evitar causar impactos negativos nos vestígios arqueológicos” e que “é um dos maiores recintos de fossos pré-históricos conhecidos no Baixo Alentejo e encontra-se referenciado no PDM de Beja como tendo elevado valor arqueológico.”

Fotos: do movimento Chão Nosso.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.