Voltar

Educação Ensino superior

Ciência@IPBeja2025 regressa "com nova fase em termos de investigação"

Educação Ensino superior

Ciência@IPBeja2025 regressa "com nova fase em termos de investigação"

Foto: IPBeja

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) promove hoje, dia 4, a 2.ª edição do evento Ciência@IPBeja2025. João Martins, pró-presidente para a área da investigação e cooperação, explica que a iniciativa pretende “mostrar a investigação que é feita no Politécnico de Beja”. O IPBeja conta, atualmente, com "cinco Unidades Locais de Centros de Investigação, na sequência da avaliação destas estruturas por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)", é realçado no comunicado enviado à Voz da Planície.

«O IPBeja perspetiva uma nova fase em termos de investigação nomeadamente, em termos de organização, resultados e impacto na região.

Nesta 2.ª edição do Ciência@IPBeja2025, o objetivo passa por abordar e refletir sobre o futuro da investigação desenvolvida por aquelas Unidades Locais de Centro de Investigação sediados no IPBeja.

A iniciativa tem início com a intervenção da Doutora Maria de Fátima Carvalho, presidente do IPBeja, às 10:00 horas. O evento destina-se à comunidade académica e, também, à comunidade externa.

Recorde-se que, no passado mês de abril, o IPBeja viu aprovadas no Concurso Programa Purianual de Financiamento de Unidades de I&D (2023/2024), três Unidades Locais de Centros de Investigação sediados na nossa instituição: CREATE (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia para o Sistema Terra e Energia, com investigação de ponta nas áreas da sustentabilidade ambiental, sistemas energéticos e tecnologias para o futuro do planeta); CIEQV (Centro de Investigação em Qualidade de Vida que tem como missão contribuir para a produção de conhecimento e inovação para a promoção da melhoria da qualidade de vida do ser humano) e o CITUR (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, que realiza investigação científica e desenvolvimento tecnológico e inovação, de caráter multidisciplinar e interdisciplinar, na área das ciências do turismo).

Além da qualidade científica dos docentes, o IPBeja enaltece a sua atitude altruísta por se despojarem individualmente da sua afiliação a centros de investigação, em prol de um bem comum, criando condições de existência de polos ou Unidades Locais de Centros de Investigação no IPBeja. No âmbito das Unidades Locais de Centros de Investigação, o Instituto Politécnico de Beja conta, ainda, com um grupo de docentes membros do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e um outro como membro do SPRINT – Centro de Investigação & Inovação em Desporto Atividade Física e Saúde», releva a mesma fonte.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.