Voltar

Atualidade

Confinamento. Estabelecimentos que podem fechar e apoios em cima da mesa

Atualidade

Confinamento. Estabelecimentos que podem fechar e apoios em cima da mesa

Confinamento geral para Portugal continental é já a partir da meia noite de quinta-feira. Neste contexto o Governo já admitiu que as novas restrições para conter a pandemia podem passar pelo encerramento da restauração e do comércio não alimentar. As decisões finais são tomadas hoje depois da reunião com o Infarmed e aprovadas amanhã à tarde, no sentido de entrarem em vigor quinta-feira.

As novas medidas, muito à semelhança das que foram tomadas nos meses de março e abril de 2020, serão aprovadas pelo Conselho de Ministros e tal como no ano que passou vai manter-se a funcionar a indústria e a construção civil, mas encerraram atividades como "o pequeno comércio não alimentar" e a restauração que funcionava apenas em regime de 'take away' com entrega ao domicílio.

As escolas deverão manter-se abertas e as empresas que tiverem de encerrar no âmbito das novas restrições poderão aceder ao regime do lay-off simplificado que neste momento permite o salário a 100% pagando o empregador "apenas 19% desse salário" e estando isento da Taxa Socia Única (TSU), disse Siza Vieira. Por sua vez, o programa Apoiar prevê um apoio a fundo perdido "que agora vai ser majorado" e as empresas podem ainda aceder ao apoio à retoma progressiva da atividade.

O Governo vai reforçar, ainda, os apoios a trabalhadores independentes e sócios-gerentes" afetados pelas novas medidas e a regulamentação do novo apoio extraordinário previsto no Orçamento do Estado que "é transversal a quem perder rendimentos em 2021" estará operacional "no final de janeiro", disse a ministra, lembrando que este apoio é sujeito a condição de recursos.

Comente esta notícia

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.