Voltar

Atualidade

Covid-19: Cuba avança com apoios à Santa Casa da Misericórdia e cria ZCAP

Atualidade

Covid-19: Cuba avança com apoios à Santa Casa da Misericórdia e cria ZCAP

O concelho de Cuba está em risco de contágio por Covid-19 “extremamente elevado” e está a lidar com um número crescente de casos, assim como com 95% de utentes e funcionários no Lar da Santa Casa da Misericórdia infetados. Neste contexto está a “apoiar a Santa Casa com contratação de recursos humanos, equipamentos de proteção” e criou “uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP)”, avança João Português.

O presidente da Câmara Municipal de Cuba explica como têm sido estes dias de risco “extremamente elevado” no concelho, esclarecendo que “todos os serviços e equipamentos municipais estão fechados” e que a autarquia teve de “avançar com apoios nas estruturas residenciais para idosos do concelho”.

No seguimento do surto identificado na ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Cuba, a autarquia avançou com “uma série de apoios, entre eles a contratação de 21 profissionais, estando no momento a ser recrutados 1 Enfermeiro, 1 Assistente Social e 19 Auxiliares de Ação Direta, através da «Medida Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde» (MAREESS) do IEFP, enquanto os restantes Auxiliares e Enfermeiro serão recrutados a empresas privadas de prestação de serviços, num encargo totalmente suportado pelo Município. O Município disponibilizou-se ainda para apoiar financeiramente a SCMC para a contratação de mais 10 Auxiliares de Ação Direta, assegurando em 10% o valor da candidatura que a instituição fizer”. As declarações são, também, de João Português.

A Câmara Municipal de Cuba irá também apoiar com Equipamentos de Proteção Individual, com o alojamento para os profissionais deslocados e com alimentação, caso esta seja necessária. A par destes apoios, a autarquia informa que “está instalada, no Pavilhão Municipal, uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP)”.

“Com capacidade para 60 pessoas, a ZCAP servirá, principalmente, como estrutura de apoio às ERPIs do Concelho, mas também a população geral, caso haja necessidade e capacidade. O espaço dispõe de climatização, de zonas de estar, um gabinete técnico, um gabinete médico e enfermagem, balneários e WCs em número adequado, cumprindo todos requisitos necessários à criação destes espaços. O Município de Cuba faz ainda saber que – caso haja capacidade e após ouvidas as Comissões Municipal e Distrital de Proteção Civil – o espaço ficará disponível para servir o distrito de Beja numa eventual necessidade”. As palavras são, igualmente, de João Português.

Recorde-se que no concelho de Cuba há 154 casos de Covid-19 ativos, 98 na Freguesia de Cuba, 19 na Freguesia de Vila Ruiva e na de Faro do Alentejo 42.


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.