Voltar

Política

Covid-19: freguesias com mais de 40 milhões de despesas que não foram pagas

Política

Covid-19: freguesias com mais de 40 milhões de despesas que não foram pagas

As freguesias apresentaram mais de 40 milhões de despesas com a covid-19 à administração central e esperam que o novo Governo honre o compromisso, disse à Lusa o presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre). Combate à pandemia e despesas por receber nesta prestação de cuidados são, apenas, dois dos temas a debater no congresso marcado para Braga, para os dias 11, 12 e 13 deste mês.

Jorge Veloso salientou que as freguesias estiveram sempre na linha da frente contra a situação de emergência da covid-19 e nunca fecharam serviços, apesar de “algumas dificuldades” devido ao aumento dos pedidos de apoio, que se mantêm até hoje.

Estas despesas e o combate das freguesias à pandemia serão temas de discussão no congresso que a Anafre realiza nos dias 11, 12 e 13 deste mês, em Braga, na sequência das eleições autárquicas de setembro passado. Iniciativa que conta na abertura com a presença do presidente da República e no encerramento com a do primeiro-ministro.

A descentralização de competências em curso dos municípios para as freguesias, a reversão de freguesias agregadas pela "lei Relvas" e as finanças locais são outros temas destacados, assim como a aplicação da lei que permite a todas as freguesias terem pelo menos um autarca a meio tempo e o combate aos efeitos da pandemia.

A reversão das freguesias agregadas em 2012/2013 é uma possibilidade que está em cima da mesa desde o final do ano passado e o processo é iniciado na assembleia de freguesia, tem de ser aprovado pela assembleia municipal e pelo respetivo município e passar ainda pela aprovação da Assembleia da República.


Rádio Voz da Planície/Lusa


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.