Voltar

Política

Covid-19: freguesias com mais de 40 milhões de despesas que não foram pagas

Política

Covid-19: freguesias com mais de 40 milhões de despesas que não foram pagas

As freguesias apresentaram mais de 40 milhões de despesas com a covid-19 à administração central e esperam que o novo Governo honre o compromisso, disse à Lusa o presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre). Combate à pandemia e despesas por receber nesta prestação de cuidados são, apenas, dois dos temas a debater no congresso marcado para Braga, para os dias 11, 12 e 13 deste mês.

Jorge Veloso salientou que as freguesias estiveram sempre na linha da frente contra a situação de emergência da covid-19 e nunca fecharam serviços, apesar de “algumas dificuldades” devido ao aumento dos pedidos de apoio, que se mantêm até hoje.

Estas despesas e o combate das freguesias à pandemia serão temas de discussão no congresso que a Anafre realiza nos dias 11, 12 e 13 deste mês, em Braga, na sequência das eleições autárquicas de setembro passado. Iniciativa que conta na abertura com a presença do presidente da República e no encerramento com a do primeiro-ministro.

A descentralização de competências em curso dos municípios para as freguesias, a reversão de freguesias agregadas pela "lei Relvas" e as finanças locais são outros temas destacados, assim como a aplicação da lei que permite a todas as freguesias terem pelo menos um autarca a meio tempo e o combate aos efeitos da pandemia.

A reversão das freguesias agregadas em 2012/2013 é uma possibilidade que está em cima da mesa desde o final do ano passado e o processo é iniciado na assembleia de freguesia, tem de ser aprovado pela assembleia municipal e pelo respetivo município e passar ainda pela aprovação da Assembleia da República.


Rádio Voz da Planície/Lusa


PUB
PUB
PUB

18.ª Gala de Mérito Escolar do Crédito Agrícola Mútuo do Alentejo Sul

Música

Vencedores dos Grammy anunciados hoje com dois portugueses nomeados

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.