Voltar

Atualidade

Covid-19: vacinar, renovar ar interior, distância, máscara e testagem para fazer face à quinta vaga

Atualidade

Covid-19: vacinar, renovar ar interior, distância, máscara e testagem para fazer face à quinta vaga


As medidas defendidas para controlo da pandemia de covid-19 são para fazer face às circunstâncias atuais, à quinta vaga, e consistem em apostar na vacinação, na renovação do ar interior, na distância, na máscara e na testagem. No caso da vacinação é defendida a aceleração da administração da 3ª dose.

A utilização do certificado digital com teste recente nos espaços públicos, a utilização da máscara e prática do distanciamento físico em aglomerados, a monitorização das variantes em circulação, o controlo das fronteiras e a garantia da boa ventilação e climatização dos espaços interiores fazem parte das medidas a adotar.

Especificamente no contexto laboral, deve ser adotado, sempre que possível, o desfasamento de horários e o teletrabalho.

Para o comércio, incluindo centros comerciais, restauração, hotelaria e alojamento, assim como para as atividades desportivas, os peritos propõem as medidas gerais apresentadas.

Para eventos de grande dimensão, nos casos em que não for possível o seu controlo, através do cumprimento das medidas gerais, não devem ser realizados, tanto no exterior, como no interior.

No que se refere à circulação nos espaços públicos, deve ser mantida a distância e a autoavaliação de risco com a utilização da máscara, nomeadamente quando há concentração de pessoas.

Nos convívios familiares alargados, os especialistas avançam com a necessidade de cumprimento das medidas gerais, da autoavaliação do risco e a aplicação de autotestes de despiste do vírus.

Nos lares de idosos "deve haver cuidados particulares”. Identificação do risco de acordo com o grupo etário, as comorbilidades e o estado vacinal, a testagem regular para funcionários e visitas e a promoção de medidas de controlo de infeção.

Nos transportes públicos, além de sistemas de ventilação adequados, é proposto o distanciamento sempre que possível e utilização obrigatória de máscara.


PUB
PUB
PUB

Música

Ana Bacalhau celebra a luta das mulheres em "Por Nos Darem Tanto"

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.